Nilton Lins supera Ceti João Braga/Santa Etelvina e conquista Amazonense de Handebol Juvenil

O time da Nilton Lins dominou a partida e venceu por 40 a 32, levando a taça de campeão. Foto: Divulgação

A força e a explosão do ataque da Nilton Lins fizeram toda a diferença na final do Campeonato Amazonense de Handebol Juvenil. Frente ao Ceti João Braga/Santa Etelvina, o time do Parque das Laranjeiras dominou a partida, venceu por 40 a 32 e levantou o troféu de campeão da categoria. O jogo foi realizado no ginásio Renné Monteiro, Chapada, Zona Centro-Sul, no final da manhã deste domingo (15).

Com um ótimo desempenho em quadra, a garotada da Nilton Lins não demorou para ter o “placar nas mãos”. Antes dos 20 minutos iniciais, o time do experiente treinador, José Carlos, vencia por 14 a 4. No segundo, tempo foi a vez do Ceti João Braga/Santa Etelvina atacar com mais vontade. Logo os dez gols de vantagem caíram para sete: 19 a 26. Ainda assim, a experiência do time Tricolor fez a partida ser finalizada em 40 a 32.

“Esse deve ser o nosso sétimo ou oitavo título. Sempre estamos nas finais das categorias de base. Seja no cadete, juvenil, júnior… Dos nossos nove jogos perdemos apenas um para o próprio Ceti e hoje vencemos na final. Ano passado ficamos em terceiro e hoje conseguimos o título. Nosso time está crescendo, falta apenas mais vivência no esporte para essa garotada”, comentou o treinador campeão, José Carlos.

Melhor jogador

Escolhido como o melhor jogador do campeonato, o armador esquerdo da Nilton Lins, Cleverson Silva, enalteceu o próprio crescimento técnico durante os três meses de jogos.

“Estava no Adalberto Valle e vim para a Nilton Lins para crescer, aprimorar e desenvolver ainda mais o meu jogo. O professor José Carlos me ajudou e foi isso que aconteceu. O resultado está vindo, fomos campeões e hoje fui escolhido como o destaque do campeonato”, comemorou o atleta de 18 anos, que se prepara para a disputa da Conferência Norte, a partir do dia 18 deste mês, e os Jogos Universitários, em Brasília, no mês de novembro.

Para o treinador do Ceti João Braga/Liga de Santa Etelvina, Rosinaldo Santos, a competência e o fator psicológico fizeram falta para os atletas.

“Foi um jogo bom, limpo e ganhou aquele que foi competente. Em jogos decisivos o fator psicológico conta muito. É uma briga de confiança e menos confiança. Essa equipe é muita nova, dos 20 atletas que usamos 12 são cadetes. Temos jogadores até 16 anos. Mas é assim mesmo”, contou.

Crescimento

De acordo com o presidente da Liga de Handebol do Amazonas (Liham), Auricélio Andrade, a categoria de base da modalidade está processo de evolução no Estado.

“Fechamos o infantil, cadete e hoje o juvenil com chave de ouro. Foram três meses de jogos com 11 equipes e o projeto que traçamos juntos com a Confederação (Brasileira de Handebol – Cbhb) está fazendo a nossa categoria de base ter destaque. Antes não tínhamos jogos da categoria de base, ficamos dois anos sem jogos da base, esse ano voltamos e agora temos atletas e treinadores participando de treinamentos nacionais. Com isso, o nosso handebol está se destacando não só aqui no Amazonas como no Brasil, afirmou.

A temporada do Handebol amazonense recebe apoio do Governo do Amazonas por meio da Sejel e Seduc, Meca Comunicação Visual e Plano 7 Comunicação.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *