Segunda-feira, 23 de julho de 2018

Setrab faz cadastro de artesãos e trabalhadores manuais

A equipe do Programa de Artesanato Amazonense, ligado à Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), está realizando mais um trabalho de campo no interior do Estado com o objetivo de realizar o cadastro e emissão da Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual. São documentos importantes, pois é por meio deles que os trabalhadores têm acesso a vantagens como facilidade de acesso ao microcrédito e acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA).

A coordenadora do Programa de Artesanato Amazonense, Claudia Monteiro, passou essa semana no município de São Gabriel da Cachoeira e a partir do próximo domingo (1º) dá início a agenda nos municípios de Tabatinga, Benjamim Constant e Barcelos. Cláudia destaca a importância desse trabalho e da parceria com o Sebrae-AM e prefeituras municipais.

“Em São Gabriel da Cachoeira nós ainda contamos com a parceria da ONG Pro Arte Yanomami, que nos cedeu gasolina. Essas parcerias são essenciais para que consigamos chegar a comunidades mais distantes e de difícil acesso, além disso, conseguimos atingir um maior número de trabalhadores beneficiados”, destacou Cláudia Monteiro.

O Programa de Artesanato Amazonense tem cadastrado até o momento 2.406 artesãos e 1.263 trabalhadores manuais. Encaixa-se como artesão aqueles que utilizam matéria prima natural para a criação do produto, como fibra vegetal e madeira, por exemplo; e trabalhadores manuais aqueles que desenvolvem seu trabalho a partir de produtos industrializados, como biscuit, decoupage, pintura em tecido, entre outros.

No município de São Gabriel da Cachoeira, Cláudia Monteiro conta que eles visitaram uma comunidade formada por 14 aldeias, com um total de três mil indígenas, dos quais 300 são artesãos. “Trata-se de um trabalho importante do Governo de levar até as comunidades mais distantes do interior do Estado esse tipo de serviço de emissão de documentos”, observa o secretário da Setrab, Breno Ortiz.

Participação em feiras

Entre as vantagens de se obter a Carteira Nacional do Artesão, está a que permite a participação em oficinas e cursos de artesanato, além de feiras nacionais e internacionais.

Atualmente, o Programa de Artesanato Amazonense está com um edital aberto aos interessados em participar da 28ª Feira Nacional do Artesanato – Mãos de Minas, em Belo Horizonte (MG). O evento está marcado para acontecer entre os dias 5 a 10 de dezembro.

Os interessados têm até o próximo dia 9 de outubro para fazerem as inscrições. O edital número 005/2017 está no site do Governo do Amazonas (www.amazonas.am.gov.br/).

 

Veja também

Veja os candidatos a presidente definidos nas convenções partidárias PSL lança candidatura de Jair Bolsonaro à presidência da República. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil No primeiro fim de semana de convenções nacionais, os partidos políticos confirmaram cinco candidatos a presidente da República: Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (P...
Edital de Credenciamento do Fundo Manaus Solidária tem 53 organizações sociais aptas O Edital de Credenciamento ajuda a mapear as organizações que desenvolvem trabalhos sociais em Manaus. Foto: Karla Vieira/Divulgação A lista definitiva com os nomes das organizações sociais aptas ao Edital de Credenciamento, do Fundo Manaus Solidária, foi publicada no Diár...
Corpo de turista é encontrado dentro de caverna no AM Foto: Reprodução Após 14 dias de intensas buscas pelo corpo da turista que caiu em caverna depois de tentar tirar uma selfie em local de risco,  na Cachoeira do Santuário, em Presidente Figueiredo,  a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas encontrou o corpo na ...
Mega-Sena acumula e próximo prêmio deve pagar R$ 72 milhões Foto: Reprodução Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.061 da Mega-Sena, realizado sábado (210/07) pela Caixa. Os números sorteados foram: 33 - 36 - 40 - 44 - 45 - 54. O prêmio está estimado para R$ 72 milhões no próximo sor...
Eleições presidenciais já têm quatro candidatos confirmados Ciro Gomes, com a neta no colo, confirmou candidatura a Presidente da República. Foto: Divulgação Nos primeiros três dias de convenções nacionais, quatro candidatos a presidente da República foram confirmados pelos partidos políticos: Ciro Gomes (PDT), Paulo Rabello de C...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook