26/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Amazonino fica chocado com primeira análise da situação da saúde no Estado

Publicado em 24 de setembro, 2017

Segundo dados do MP-AM, fila da saúde tem 60 mil pessoas à espera de simples consulta na rede pública estadual. Foto: Arquivo

Em plena fase de transição para assumir o Poder Executivo, o governador eleito Amazonino Mendes (PDT) usou suas redes sociais neste domingo (24) para dizer que está “chocado com os números da saúde: são mais de 60 mil amazonenses na fila por consultas e cirurgias”.

Amazonino classificou a situação como de catástrofe, e que vai além da área da saúde, apesar de ser uma pasta fundamental. “É necessário reconstruir o Amazonas com muita seriedade e sem politicalha. Teremos que multiplicar esforços para aliviar a dor destas pessoas praticamente abandonadas pelo atual governo”.

Os números a que se refere o governador eleito foram informados pelo Ministério Público Estadual (MP-AM), que deve pedir o afastamento do diretor da Fundação Hospital Adriano Jorge, que hoje tem uma das maiores listas de espera por serviços de cirurgia do Estado: são 2.372 pacientes na fila. Ao todo, quase 11 mil pessoas aguardam por um procedimento cirúrgico em unidades estaduais.

E para piorar o quadro, existem 52.769 amazonenses que ainda não conseguiram marcar uma simples consulta médica na rede pública do Estado. Conforme dados do MP-AM, a gestão é omissa e não há um plano para realizar ou reduzir as filas, sem contar os inúmeros cancelamentos de procedimentos eletivos.

O Ministério Público irá acionar o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) para apurar possíveis irregularidades na unidade, além de solicitar instauração de processo administrativo contra o diretor.

Inspeção

Na última terça-feira, o Adriano Jorge passou por inspeção e o diretor, Alexandre Bichara, não estava presente. Foram encontradas diversas irregularidades, como divergências quanto ao médico que avalia paciente e o que vai fazer a operação até leitos ociosos, apesar da grande procura pela unidade.

No início do mês, o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM) informou apurar possíveis irregularidades apontadas em auditoria pelo Denasus na saúde, apontando emprego de recursos destinados ao setor usados fora do seu objeto e pagamentos realizados sem comprovação dos serviços prestados.

As instaurações de inquéritos civis, antes Procedimentos Preparatórios, foram assinadas pelo procurador da República, Thiago Pinheiro Corrêa, e publicadas no Diário Oficial do MPF-AM, do dia 4 de setembro.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.