STF homologa primeira delação premiada da Operação Maus Caminhos. Justiça Federal adia audiências de interrogatórios de réus

Audiências agendadas para os dias 31 de agosto e 1º de setembro, na Justiça Federal, precisaram ser adiadas em razão de correição em andamento. Um dos réus é Mouhamad Moustaf, que ontem ganhou liberdade depois de pagar fiança. Foto: Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Tofolli, homologou a primeira delação premiada na Operação Maus Caminhos, que desbaratou e investiga as ramificações de uma organização criminosa acusada pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF) de desviar R$ 100 milhões da área da saúde do Governo do Amazonas, de acordo com o procurador da República Alexandre Jabur. A delação homologada foi da ex-funcionária do Instituto Novos Caminhos, a enfermeira Jennifer Naiyara Yochabel da Silva.

No STF estão tramitando ações que envolvem autoridades com foro privilegiado, como deputados federais e senadores. No início deste ano, Tofoli determinou a abertura de inquérito para investigar o senador Omar Aziz (PSD-AM), com o desmembramento da ação da Maus Caminhos. A decisão foi tomada após a juíza da 4ª Vara Federal no Amazonas, Ana Paula Serizawa Silva Podedworny, enviar ao STF o inquérito da operação, por envolver alvos com foro privilegiado.

O MPF pretende que a delação seja incluída no processo antes do depoimento do médico Mouhamad Moustafa, acusado de ser o líder da organização criminosa, e da advogada Priscila Marcolino, ainda sem data para ocorrer. O depoimento do réu foi adiado, sem data marcada ainda para ocorrer.

Em razão de correição em andamento na Seção Judiciária do Amazonas, as audiências para os interrogatórios dos réus da Maus Caminhos, do processo 41-9.2017.4.01.3200, agendadas para os dias 31 de agosto e 1º de setembro, na Justiça Federal, foram adiadas.

A juíza responsável pelo processo, Ana Paula Serizawa Silva Podedworny, é também diretora do Foro da Seção Judiciária do Amazonas e participará das atividades da correição. No dia 31 de agosto, seriam ouvidos os réus Alessandro Viriato Pacheco e Jennifer Naiyara Yochabel Rufino Corrêa da Silva. A audiência do dia 1º de setembro seria destinada ao interrogatório dos réus Mouhamad Moustafa e Priscila Marcolino Coutinho, que foram colocados em liberdade nesta quarta-feira (30), após o pagamento da fiança que teve o valor reduzido.

As novas datas para a realização das audiências ainda serão definidas. Ontem à tarde foi ouvido, como testemunha de defesa da ré Priscila Coutinho, o deputado estadual Belarmino Lins. Com o depoimento, encerrou-se a oitiva de testemunhas e o processo segue para a última fase antes da sentença, o interrogatório dos réus.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *