Eleição do novo governador do Amazonas é destaque na mídia nacional

Portais da mídia nacional deram destaque para eleição do novo governador do Amazonas, apesar de passarem a campanha ignorando o pleito suplementar inédito no Brasil. Fotos: Reprodução

Apesar de passar grande parte ignorada pela imprensa nacional – com exceção das decisões judiciais –, a eleição suplementar para o Governo do Estado ocupou os principais sites de notícias da grande mídia, anunciando a vitória do novo governador Amazonino Mendes (PDT).

Estadão, Folha de S.Paulo, Isto É, Jornal do Brasil, Correio Braziliense, UOL, G1 e O Globo foram alguns dos portais de notícias que publicaram conteúdo sobre o novo governador, frisando destaques desde sua campanha até o histórico político com reflexo no cenário nacional.

O Jornal do Brasil destacou que o eleito frisou trabalhar para ajudar os desempregados do Estado. “A nossa eleição tem muito a ver com os pais desempregados, com todos os 300 mil amazonenses que perderam o emprego. A minha luta será primordialmente, dia e noite, a busca pela reintegração do emprego dessas pessoas. Tenho certeza absoluta de que a maioria dos votos nulos e brancos veio dessas pessoas”.

O Estadão lembrou que o governador vai comandar o Estado num mandato tampão de 14 meses e que a eleição foi realizada em razão da cassação dos mandatos do ex-governador, José Melo e de seu vice, José Henrique de Oliveira, por compra de votos na eleição de 2014.

O site lembra que o pleito suplementar não despertou a atenção da classes política nacional, e que apenas a ex-ministra Marina Silva (Rede-AC) e a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), participaram da campanha na região. Nenhum dos candidatos apoiados por elas, Luiz Castro (Rede) e José Ricardo (PT), respectivamente, conseguiram chegar ao segundo turno.

Na matéria publicada pelo O Globo, o portal carioca diz que mesmo afastado há cinco anos de cargos públicos, Amazonino derrotou nas urnas Eduardo Braga (PMDB), e que quase metade do eleitorado não escolheu nenhum candidato.

“Nós, políticos, devemos a essas pessoas que votaram em branco e nulo. Elas são um grito de alerta para um país que praticamente perdeu o rumo. Entendemos que esta oportunidade não é para nós que ganhamos a eleição. É para fazer uma enorme reflexão e mudança de comportamento”, disse Amazonino.

A eleição suplementar para governador foi a primeira da História do país. O Globo recordou que Amazonino ficou conhecido como o “imperador do Norte”, pelo poder político acumulado em décadas à frente do Governo do Estado, da Prefeitura de Manaus e como senador, Amazonino, aos 77 anos, devolveu a derrota que sofrera de Braga na eleição para o Governo em 2006.

Já a Folha de S.Paulo destacou, além da vitória, o fato do Amazonas ter realizado eleições tranquilas, sem graves intercorrências policiais ou de crimes eleitorais.

Perfil

Amazonino Mendes nasceu no Amazonas, tem 77 anos, é formado em direito e é viúvo. Entre 1970 e 1980 trabalhou no Departamento de Estradas de Rodagem do estado. Em 1983 foi eleito prefeito de Manaus. Também esteve à frente da capital de 1993 a 1994 e de 2009 a 2012. Já foi três vezes governador do Amazonas: de 1987 a 1990, entre 1995 e 1998 e de 1999 a 2002. Em 2004 tentou voltar à prefeitura de Manaus, mas foi derrotado por Serafim Correa. Em 2006, perdeu a eleição a governador para Eduardo Braga. Amazonino foi ainda senador entre 1991 e em 1992. Ele tem como vice o deputado estadual Bosco Saraiva, do PSDB.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *