Terça, 17 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Eleição do novo governador do Amazonas é destaque na mídia nacional

Portais da mídia nacional deram destaque para eleição do novo governador do Amazonas, apesar de passarem a campanha ignorando o pleito suplementar inédito no Brasil. Fotos: Reprodução

Apesar de passar grande parte ignorada pela imprensa nacional – com exceção das decisões judiciais –, a eleição suplementar para o Governo do Estado ocupou os principais sites de notícias da grande mídia, anunciando a vitória do novo governador Amazonino Mendes (PDT).

Estadão, Folha de S.Paulo, Isto É, Jornal do Brasil, Correio Braziliense, UOL, G1 e O Globo foram alguns dos portais de notícias que publicaram conteúdo sobre o novo governador, frisando destaques desde sua campanha até o histórico político com reflexo no cenário nacional.

O Jornal do Brasil destacou que o eleito frisou trabalhar para ajudar os desempregados do Estado. “A nossa eleição tem muito a ver com os pais desempregados, com todos os 300 mil amazonenses que perderam o emprego. A minha luta será primordialmente, dia e noite, a busca pela reintegração do emprego dessas pessoas. Tenho certeza absoluta de que a maioria dos votos nulos e brancos veio dessas pessoas”.

O Estadão lembrou que o governador vai comandar o Estado num mandato tampão de 14 meses e que a eleição foi realizada em razão da cassação dos mandatos do ex-governador, José Melo e de seu vice, José Henrique de Oliveira, por compra de votos na eleição de 2014.

O site lembra que o pleito suplementar não despertou a atenção da classes política nacional, e que apenas a ex-ministra Marina Silva (Rede-AC) e a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), participaram da campanha na região. Nenhum dos candidatos apoiados por elas, Luiz Castro (Rede) e José Ricardo (PT), respectivamente, conseguiram chegar ao segundo turno.

Na matéria publicada pelo O Globo, o portal carioca diz que mesmo afastado há cinco anos de cargos públicos, Amazonino derrotou nas urnas Eduardo Braga (PMDB), e que quase metade do eleitorado não escolheu nenhum candidato.

“Nós, políticos, devemos a essas pessoas que votaram em branco e nulo. Elas são um grito de alerta para um país que praticamente perdeu o rumo. Entendemos que esta oportunidade não é para nós que ganhamos a eleição. É para fazer uma enorme reflexão e mudança de comportamento”, disse Amazonino.

A eleição suplementar para governador foi a primeira da História do país. O Globo recordou que Amazonino ficou conhecido como o “imperador do Norte”, pelo poder político acumulado em décadas à frente do Governo do Estado, da Prefeitura de Manaus e como senador, Amazonino, aos 77 anos, devolveu a derrota que sofrera de Braga na eleição para o Governo em 2006.

Já a Folha de S.Paulo destacou, além da vitória, o fato do Amazonas ter realizado eleições tranquilas, sem graves intercorrências policiais ou de crimes eleitorais.

Perfil

Amazonino Mendes nasceu no Amazonas, tem 77 anos, é formado em direito e é viúvo. Entre 1970 e 1980 trabalhou no Departamento de Estradas de Rodagem do estado. Em 1983 foi eleito prefeito de Manaus. Também esteve à frente da capital de 1993 a 1994 e de 2009 a 2012. Já foi três vezes governador do Amazonas: de 1987 a 1990, entre 1995 e 1998 e de 1999 a 2002. Em 2004 tentou voltar à prefeitura de Manaus, mas foi derrotado por Serafim Correa. Em 2006, perdeu a eleição a governador para Eduardo Braga. Amazonino foi ainda senador entre 1991 e em 1992. Ele tem como vice o deputado estadual Bosco Saraiva, do PSDB.

Veja também

Arthur e Amazonino juntos em evento: para o público externo sinais de aliança, para o interno sem no... Arthur e Amazonino juntos em evento, cercados pela imprensa, mas sem o anúncio oficial de que caminharão juntos na eleição. Falta definir o nome do vice O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, teve uma festa em grande estilo, na noite desta sexta (13/07), no Dulcilas...
Governo decreta ponto facultativo a partir das 12h desta sexta-feira Em virtude da classificação do Brasil para as quartas de final no Mundial 2018, o expediente nos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Governo do Estado, na próxima sexta-feira (6), estarão suspensos a partir das 12h (meio-dia). Banco de horas No decreto...
MP adverte governador e secretário sobre proibição de distribuição de bens em ano eleitoral MP Eleitoral notificou governador sobre proibição de distribuição de bens, valores ou benefícios por parte da gestão em ano em que se realiza eleição. Foto: Secom O Ministério Público Eleitoral enviou notificação, nesta terça-feira (3), ao governador do Amazonas, Amazoni...
Justiça determina que Estado disponibilize tratamento a criança de 3 anos diagnosticada com tumor ce... Para o desembargador João Mauro Bessa, mesmo ciente da situação de saúde da menor e da necessidade de atendimento prioritário e específico para sua condição, o Estado não adotou qualquer providência para viabilizar exames e atendimentos. Foto: Arquivo TJAM O Tribunal de ...
Amazonino Mendes recebe o presidenciável Ciro Gomes, no Bumbódromo, na segunda noite do festival Governador recebeu o presidenciável Ciro Gomes na segunda noite do festival. Foto: Clóvis Miranda/ Secom Na Ilha Tupinambarana desde a última quinta-feira (28), o governador Amazonino Mendes recebeu, neste sábado (30), o presidenciável e ex-ministro da Fazenda, Ciro ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook