
Após o encontro em Brasília, Amazonino disse que levou ao presidente preocupações com a situação do Estado, especialmente diante da crise. Foto: Divulgação
Recém-eleito governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT), esteve reunido no início desta noite de segunda-feira (28) com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), no Palácio do Planalto, em Brasília.
Acompanham o governador o senador Omar Aziz (PSD) e os deputados federais Pauderney Avelino (Democratas), Hissa Abrahão (PDT) e Silas Câmara (PRB). Mais cedo, Amazonino antecipou parte da pauta que levaria ao presidente, incluindo a Zona Franca de Manaus e a situação econômica do Estado.
“Manifestamos ao presidente a enorme preocupação que nos assola pelo fato da Zona Franca estar funcionando pela metade diante da crise. Temer parece que entendeu particularmente a nossa angústia. Foi uma reunião preliminar das nossas demandas, num primeiro encontro de quem está com muita vontade de arrumar o Estado”.
O encontro foi protocolar. O governador eleito enfatizou a Michel Temer que diversos assuntos de interesses do Estado estão pendentes. “O Estado precisa de socorro. O presidente não se negou, embora o Brasil peça ajuda no Palácio do Planalto”, frisou.
Questionado sobre a Lei da Convalidação (PLP 160/2017), que ameaça à ZFM, Amazonino informou que não tratou sobre o tema com o presidente da República, em razão de ainda não ter assumido o mandato. “Seria um ato indelicado, no primeiro encontro protocolar, de alguém que sequer assumiu o governo. Ele (Michel Temer) abre a porta do palácio com muita vontade de ajudar o Estado. A reunião, embora protocolar, foi preliminar no sentido das nossas reivindicações futuras para o presidente”, argumentou.
Indústria e Comércio
Após reunir-se com o presidente Temer, o governador eleito seguiu com a comitiva de parlamentares até o Ministério da Industria, Comércio, Exterior e Serviços (MDIC), em que foi recebido pelo titular da pasta, ministro Marcos Pereira.
Na reunião, o governador discutiu sobre as ameaças às empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Os deputados Paudeney e Silas capitanearam a reunião para discutir assuntos pendentes sobre o P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e que prejudicam as empresas. O ministro se colocou com muito boa intenção e saímos daqui tranquilos ao problema”.