Liliane Araújo anuncia saída do PPS e diz que não apoia nem Amazonino nem Braga no segundo turno

Liliane Aráujo, que teve mais de 64 mil votos, anunciou hoje saída do PPS. Partido, segundo ela, fechou com outro candidato e ela “não compactua com velhas práticas políticas”. Foto: PMS

Com 64.013 votos obtidos no primeiro turno da eleição suplementar para Governo do Estado, a candidata e jornalista Liliane Araújo (PPS) anunciou nesta sexta-feira (18), durante coletiva de imprensa, que não vai apoiar nenhum dos candidatos que passaram ao segundo turno do pleito, que acontece no dia 27 de agosto (domingo).

Durante o anúncio, Liliane falou que está saindo do partido, pelo qual concorreu na coligação “Mudança com segurança”. Segundo a candidata, o PPS tomou a decisão de apoiar neste momento o candidato e ex-governador Amazonino Mendes (PDT), em reunião na qual ela não estava presente.

“É muito complicado estar num lugar onde não se pode opinar, decidir, onde é preciso ser cego, surdo e mudo, e pior, não se pode conversar nem divergir. Desejo sucesso ao PPS, que decidiu apoiar outro nome. Mas eu não compactuo com a decisão e não vou apoiar nem “A” nem “B”, em respeito aos votos que tive. Serei coerente com o meu discurso de renovação, de mudança, que não combina com velhas práticas políticas”, disse Liliane.

Durante a entrevista, a jornalista falou que sofreu ameaças e perseguições durante o primeiro turno, inclusive de dentro da sigla que deixa agora. “É um processo complicado e como mulher, cidadã, trabalhadora, não poderia ficar mais calada diante da sujeira de alguns partidos, inclusive do qual eu pertencia”.

Hoje o PPS tem como presidente estadual Elcy Barroso Júnior, que assumiu a legenda após o Diretório Nacional ter destituído Guto Rodrigues da função. Os dirigentes assumiram os cargos por meio de uma intervenção decretada em 10 de maio deste ano, dissolvendo o diretório eleito em fevereiro de 2016 e nomeando provisoriamente a nova cúpula.

Apesar de ter tido o registro de candidatura indeferido e os votos não computados oficialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Liliane seria a quinta colocado entre os 9 concorrentes no turno, ficando à frente de nomes de políticos com mandatos, como o deputado estadual Luiz Castro (Rede), que teve 39.240 votos, o vereador Wilker Barreto (PHS), com 22.623 votos, e o vereador Marcelo Serafim (PSB), que obteve 18.877.

Ao final da coletiva, Liliane Araújo divulgou uma carta oficial sobre sua saída da sigla e sua posição no segundo turno. Confira o documento, na íntegra, abaixo:

 

Nota Oficial

2 º TURNO ELEIÇÕES SUPLEMENTARES/2017

Nosso trabalho cresceu nas eleições suplementares deste ano. Multiplicamos expressivamente nossa votação em relação a 2014 e 2016, num cenário ainda muito mais difícil. Agradeço a cada um dos 64.013 eleitores que destinaram seu voto ao fortalecimento das nossas propostas que construímos e defendemos juntamente com a população durante toda a campanha eleitoral.

Nosso projeto sai fortalecido das urnas, conquistando o quinto lugar em uma eleição marcada pela desigualdade da cobertura de alguns órgãos imprensa, dos erros das pesquisas, do grande poder econômico de meus adversários, do desequilíbrio no tempo de televisão, das informações mentirosas e caluniosas veiculadas nas redes sociais usando o meu nome. Nada disso teria sido possível sem o esforço e dedicação da minha pequena equipe de trabalho, dos amigos, da minha família e dos meus seguidores das minhas redes sociais que fizeram a diferença e conquistaram, com muita dedicação, esse expressivo resultado.

Cumprimos o nosso papel, apresentamos a melhores propostas para um Amazonas melhor. Defendemos uma política honesta e necessária para que se avance em direção a um Estado justo, decente e mais humano. Esta foi nossa principal missão política nessas eleições e grande parte da população amazonense avaliou que a cumprimos bem.

Tenho recebido muitas mensagens perguntando sobre quem vou apoiar nesse segundo turno. Quero dizer que desejo sorte ao próximo governador, mas entendo que os dois candidatos representam a continuidade desse velho grupo político que governa o nosso Estado há mais de trinta anos e que apenas vem se revezando no poder. Por tudo isso não é cabível qualquer apoio de nossa parte a qualquer uma das duas candidaturas. Ressalto também que o apoio a um dos dois candidatos no 2º turno pelos demais candidatos que disputaram o pleito no 1° turno, demonstra a incapacidade deles de representar legitimamente o desejo de mudanças clamado pelo cidadão amazonense e comprova que a “nova política” não pode ser um atributo daqueles que aderem tão rapidamente ao retrocesso.

Aproveito o ensejo para comunicar à sociedade amazonense em geral e a todos os meus eleitores que não faço mais parte do PPS. Minha saída ocorre por não concordar com a decisão do partido de apoiar candidato da velha política. Não consigo está inserida em um grupo onde temos que ser “cegos”, “mudos”, “surdos” e tolhidos de pensar, opinar ou divergir, Também não sei ficar sem trabalhar ou contribuir para uma sociedade mais justa. Não me intimidarei com ameaças e boatos envolvendo o meu nome. E em respeito aos meus eleitores, amigos e familiares decidi seguir o caminho mais coerente e verdadeiro para uma construção de uma nova política, bem distante de vícios, manobras e jogo sujo que estão acostumados a fazer para chegar e se manter no poder.

Vou seguir lutando, pois a população está muito angustiada com a situação financeira da família, com a falta de serviços públicos e está buscando algo no que acreditar. Conseguimos, de alguma forma, passar uma mensagem de esperança e de uma mudança verdadeira. Vou seguir minha vida normalmente como jornalista e mãe. Buscarei estreitar ainda mais a minha conversa com todos vocês. Vou continuar cobrando do poder público um serviço de qualidade para o cidadão. Vou continuar visitando as comunidades da capital e do interior, isso eu sei e gosto de fazer, isso está no meu coração. Eu gosto de gente.

Por fim, agradeço mais uma vez a todos meus eleitores que confiaram nas nossas propostas e vamos juntos para o próximo pleito.

Forte abraço e que Deus nos abençoe nessa caminhada

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Valdenor disse:

    Parabéns Liliane, você merece o respeito dos amazonenses