Centro de Divulgação do TRE abre operações. Exército constrói pontes durante transporte de urnas

Centro de Divulgação funcionará com suporte de informações do GGI para monitoramento e gerenciamento de crises. No domingo, estará aberto a partir das 7h, inclusive para divulgação de informações à imprensa. Foto: PMS

Está em pleno funcionamento o Centro de Divulgação das Eleições, inaugurado nesta sexta-feira (4) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), espaço que funcionará durante a eleição suplementar para o novo governador do Amazonas, neste domingo (6), primeiro turno.

O presidente do Tribunal Regional, desembargador Yedo Simões, explica que no centro vão se concentrar todos os órgãos que fazem parte do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e que o local funcionará como um gerenciador de crises.

“Onde tivermos algum ponto que possamos interferir, aqui vão estar todos os representantes da sociedade civil e militar, da segurança e logística, e daqui partirão as determinações, caso necessário, para impedir qualquer crise que possa comprometer o pleito. Essa experiência deu certo em 2016 e agora, com a experiência acumulada, dará ainda mais”, falou o desembargador.

Visando realizar eleições tranquilas, limpas e honestas, onde se configura o dia do eleitor, Yedo Simões destacou que práticas nocivas e antigas não vingarão com as ações montadas intensivamente com os órgãos integrados, tecnologia e as forças armadas. “Vamos ser duros com os que tentarem tumultuar o pleito. A Justiça Eleitoral está cada vez mais avançada e profissionalizada”, disse.

Evento

No evento de abertura do Centro de Divulgação estiveram representantes da Marinha, Aeronáutica e Exército, e das seguranças estaduais e Polícia Federal, que também estão atuando nas eleições. No espaço recém-inaugurado também serão repassadas informações para a imprensa.

Em Itacoatiara, o vice-almirante Luís Antônio Hetch, do comandante do 9º Distrito Naval, informou que um grupo de 270 fuzileiros navais estarão operando em terra, 70 militares vão atuar à bordo de um navio de patrulha fluvial, e terão ainda 13 embarcações e 17 viaturas.

O comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), Antônio Miotto, ressaltou que apesar da logística e das distâncias do Estado, espera uma eleição tranquila neste domingo. “O Exército Brasileiro tem expertise nas eleições. A gente tem a perfeita coordenação, um planejamento com o TRE, com as outras tropas e com as policiais militar e federal. Tivemos a missão de levar as urnas para cerca de 25 municípios do interior, em áreas bem difíceis”, completou.

Um dos pontos vencidos durante os trabalhos foi a reconstrução de pontes e estradas para dar acesso tanto ao transporte de urnas quanto para a população e eleitores. Em São Gabriel da Cachoeira foi reconstruída uma ponte por homens do Exército Brasileiro. “Estamos deslocando tropas. Tivemos dificuldade na AM-307, tivemos que consertar várias pontes, porque a estrada está intransitável, mas acredito que vai ser muito tranquilo. A tropa está preparada “, falou o comandante.

O presidente do TRE completou que o Exército está trabalhando na estrada da cabeceira do Alto Rio Negro para permitir o voto do eleitor.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *