Eleitores do Amazonas escolhem novo governador neste domingo. São 2.338.886 aptos a votar

Presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, volta a Manaus neste domingo, onde acompanhará diretamente o processo de eleição inédito no País. É a primeira vez que se elege um governador em pleito suplementar. Foto: Divulgação

Os 2.338.886 eleitores do Amazonas vão às urnas neste domingo (6), no primeiro turno, para eleger o novo governador e vice-governador do Estado. Em caso de ocorrer segundo turno, o calendário eleitoral já tem o dia 27 de agosto definido para o pleito.

Os eleitores registrarão seus votos em 6.668 urnas eletrônicas, distribuídas em 7.262 seções eleitorais principais, somando 1.426 locais de votação. O Amazonas tem 10 Municípios com identificação biométrica, totalizando 1.686.428 eleitores aptos biometrizados, que serão identificados por meio da impressão digital.

São 70 zonas eleitorais e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) tem 772 urnas de contingência, para qualquer necessidade durante o pleito. Os 9 candidatos que disputam o cargo de próximo governador do Amazonas podem fazer campanha nas ruas até este sábado (5), no horário máximo de 22h. A propaganda eleitoral gratuita na rádio e TV encerrou ontem. Nas páginas de redes sociais os postulantes podem fazer postagens, mas não patrocínio de post, o que não é permitido pela legislação.

As razões

A eleição de domingo foi necessária porque o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, no dia 4 de maio deste ano, os mandatos do governador do Amazonas, José Melo (PROS), e de seu vice, José Henrique de Oliveira, por compra de votos na eleição de 2014. Na ocasião, a Corte Eleitoral determinou ao TRE-AM que realizasse nova eleição direta para os cargos. De lá até ontem, várias liminares, recursos e ações tramitaram na Justiça tentando mudar o curso do pleito, ora suspendendo-o, ora pedindo eleição indireta (feita pelos deputados).

Visita

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, estará em Manaus neste domingo (6), acompanhando todo o processo da eleição à apuração e totalização dos votos. Esta será a primeira eleição suplementar no Brasil de âmbito estadual. O ministro deverá participar de entrevista coletiva a jornalistas durante o domingo.

Em visita ao TRE do Amazonas no dia 26 de julho, o ministro Gilmar Mendes verificou os preparativos do pleito, que custará até R$ 18 milhões.

O ministro afirmou que a Justiça Eleitoral do Amazonas é um case de sucesso”. “Estamos satisfeitos com esse trabalho. É um teste que estamos fazendo. Um experimento institucional, inclusive de aplicação de um modelo que a Justiça Eleitoral vinha valorando, que é a ideia de, em caso de cancelamento das eleições, fazer-se eleições diretas e não mais no modelo das eleições indiretas ou também no modelo do segundo lugar, que gerava tantos problemas”, falou.

O que está em teste é uma decisão referendada pelo próprio Congresso Nacional na minirreforma política (2015). Gilmar Mendes destacou tanto em Manaus quanto no pleno do TSE, nesta quinta-feira, que um verdadeiro mutirão institucional foi realizado com as peculiaridades do Amazonas – dimensão continental, dificuldade de deslocamento, logística especial.

Os candidatos

Concorrem a governador do Amazonas Amazonino Mendes (PDT), tendo como vice o deputado estadual Bosco Saraiva (PSDB); Eduardo Braga (PMDB) e seu vice Marcelo Ramos (PR); José Ricardo Wendling (PT) e seu vice Sinésio Campos; Liliane Araújo (PPS) e o seu vice cabo Lobo; Luiz Castro (Rede) e o seu vice João Victor Tayah (PSol). Também disputam o cargo Marcelo Serafim (PSB), com o vice Sirlan Cohen (PMN); Rebecca Garcia (PP), com o vice Felipe Souza (Podemos); Jardel (PPL, com o vice Dra. Fabiana Wilkens, e o vereador Wilker Barreto (PHS), que tem a vereadora professora Jacqueline como vice.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *