Presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, chega a Manaus nesta quarta

Ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, chega a Manaus para visita de um dia nesta quarta, acompanhando os preparativos para a eleição suplementar. Mendes retorna no dia 6 de agosto, no dia do pleito. Foto: Reprodução

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chega a Manaus nesta quarta-feira (26), em visita de um dia para acompanhar os preparativos na reta final para as eleições suplementares ao Governo do Estado, que acontecem no dia 6 de agosto.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Yedo Simões, recebe o ministro na chegada ao órgão, por volta das 9h30, quando Gilmar Mendes irá presidir a reunião do Gabinete de Gestão Integrada.

No encontro, os representantes das diversas instituições das áreas de segurança, trânsito, fornecimento de energia e transporte vão apresentar um resumo dos trabalhos realizados. Às 11h30, o presidente do TSE dá uma coletiva de imprensa no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), instalado no 4º andar do edifício-sede do tribunal.

À tarde, Gilmar Mendes faz visita à Comissão de Fiscalização da Propaganda, à sala de Transmissão da Propaganda Eleitoral e ao depósito das urnas eletrônicas, onde acompanha o processo de carga e lacre das mesmas.

Às 15h, segue para o Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM), da Secretaria de Segurança (SSP-AM), para conhecer a estrutura de monitoramento que funciona no pleito para uso da tecnologia no combate a eventuais irregulares na campanha eleitoral.

Encerrando a programação, às 16h30 Gilmar Mendes retorna ao TRE, com o presidente Yedo Simões. O ministro voltará a Manaus no dia 6 de agosto, acompanhando no CDE o primeiro turno das eleições suplementares. Será a primeira vez no Brasil que se realiza um pleito suplementar estadual, para escolher um novo governador.

“A vinda do ministro chancela todo um trabalho que está sendo realizado no Amazonas. Ele acompanhará parte dos preparativos, tendo uma visão geral do pleito”, falou o diretor geral do TRE, Messias Andrade. O TSE tem interesse em acompanhar o pleito no Estado para observar como se comporta a operação e a logística de um Estado que tem as eleições mais caras do País.

Tecnologia e aplicativo

Nesta eleição, um dos diferenciais está na utilização do processo judicial eletrônico, que está sendo utilizado pela primeira vez. “Implantamos o processo eletrônico e o advogado pode peticionar remotamente. E o juiz pode analisar em qualquer lugar e proferir algum despacho”, explicou Andrade.

A exemplo de anos anteriores, o eleitor já pode contar com o aplicativo “Pardal” para fiscalizar os candidatos a governador do Amazonas durante a campanha eleitoral. O app é um sistema de denúncias via smartphones, operando para Android e web, por meio do qual, em tempo real, se faz denúncia à Justiça Eleitoral quanto à propaganda irregular e qualquer outra forma suspeita de corrupção que possa significar angariar votos.

A prática de ilícitos pode ser registrada por meio de fotografias encaminhadas pelo próprio celular. O aplicativo está disponível gratuitamente para download nas lojas online para os sistemas iOS e Android. Funcionando apenas na época de eleições, o app foi ativado para o Amazonas, no pleito suplementar, pelo TSE.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *