20/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Parque da Juventude Titio Barbosa é inaugurado no bairro Parque Dez

Publicado em 20 de julho, 2017

O Parque da Juventude tem pista de caminhada, playground, quadra de futebol, academia ao ar livre. Fotos: Márcio James/Semcom.

Mais um Parque da Juventude foi inaugurado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto na noite desta quarta-feira (19/7). Desta vez, o espaço contemplado foi a área verde do Conjunto Castelo Branco 2, no Parque Dez, divisa com o Bairro da União, na zona Centro-Sul. O local agora possui pista de caminhada, playground, quadra de futebol, academia ao ar livre, além do reforço na arborização e paisagismo, com o plantio de 621 mudas de espécies arbóreas (florestais e frutíferas) e de 4.018 ornamentais.

O Parque da Juventude Titio Barbosa tem 9.916m² e foi a quarta área verde revitalizada pela Prefeitura de Manaus para promover a revalorização de espaços protegidos, antes degradados, a partir de medidas compensatórias. Neste caso, a obra foi viabilizada por meio de medida compensatória firmada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e as construtoras Colmeia e RD Engenharia, no valor de R$ 860 mil.

A área verde do Castelo Branco 2 fica situada entre as ruas 39 e 42, na fronteira com o Bairro da União. Além dos equipamentos de lazer, o parque conta com iluminação de LED instalada pela Unidade Gestora de Energia da Prefeitura, com 30 postes de iluminação, entre luminárias e decorativas.

“Esse aqui é um parque belíssimo custeado por empresas através de medidas compensatórias, ou seja, custo zero para a prefeitura. O projeto foi todo idealizado por nós, tudo feito do bom e do melhor e tenho certeza de que a população irá zelar por isso”, disse o prefeito.

O parque atende a um anseio antigo das duas comunidades, que temiam pela insegurança dos moradores e o risco iminente de invasão do local. A área vinha sendo alvo também da ação de marginais e não possuía iluminação.

O trabalho de recomposição vegetal do Parque da Juventude Titio Barbosa foi uma das primeiras ações desenvolvidas na área. O plantio começou com a arborização de todo o entorno da pista de caminhada, que tem 780 metros lineares. A vegetação proporcionará sombreamento e conforto térmico para os caminhantes.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, o parque vai beneficiar as comunidades do bairro da União e do Conjunto Castelo Branco 2, levando atividades de lazer e esporte, que permitem a reaproximação da comunidade com a área verde.

“Essa é mais uma intervenção de proteção de área verde que realizamos. Essa área de quase dez mil metros além de tudo que oferece para o lazer e a pratica de esportes, também traz uma horta comunitária. A Semmas deu curso para as pessoas do entorno para cuidarem desta horta que possui mais de dez plantas medicinais”, disse o secretário.

A Semmas já entregou áreas verdes revitalizadas nos loteamentos Campo Dourado (1) e Nascentes das Águas Claras (2). Já foram realizadas visitas técnicas às áreas verdes dos loteamentos Renato Souza Pinto, Santos Dumont, Hileia, Ajuricaba, Belvedere, Campos Elíseos, Bem Hur, Manoa, Flamanal, Castanheiras e Augusto Montenegro.

As intervenções de plantio na área foram realizadas em três etapas: arborização dos passeios públicos, jardinagem e, por fim, o reflorestamento de um trecho maior da área verde com espécies florestais e frutíferas. O local vai contar também com um canteiro de plantas medicinais com a finalidade de estimular na população o gosto pelo conhecimento acerca da flora amazônica. Os canteiros serão identificados por placas e serão mantidos pela própria comunidade, com dez espécies plantadas.

O prefeito Arthur Virgílio Neto inaugurou o espaço na noite de quarta-feira.

Titio Barbosa

João Barbosa, conhecido como Titio Barbosa, foi um ícone do rádio e TV local nos anos 60 e 70. Falecido em 2005, apresentou “O Teatrinho Infantil”, na Rádio Rio Mar, onde contava lindas histórias que atravessavam gerações. Também realizava passeios e animava festas escolares infantis. Ele eternizou no coração das crianças o conto da Dona Baratinha. Morava na Rua 10 de julho e era proprietário da Escolinha Bambi.

Em 27 de setembro de 2011, foi sancionada a Lei 1.592 que denominou a área verde localizada entre as ruas 37 e 42 do Conjunto Castelo Branco 2, no Parque Dez, de Parque Titio Barbosa, o que deu origem, também, ao nome do Parque da Juventude.

 

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.