Mais de 4.800 policiais e homens das Forças Federais vão garantir segurança do pleito

Proteção de 23 cidades do interior e a capital terá o reforço de tropas federais, com equipes do Exército, Marinha e Aeronáutica. Todos os Municípios receberão policiamento da PM no pleito. Foto: Arquivo

A proteção da eleição suplementar ao Governo do Amazonas, cujo primeiro turno acontece daqui a 19 dias, em 6 de agosto, será feita por 4.822 policiais e tropas federais em todo o Estado. Em 23 Municípios do interior haverá presença de equipes do Exército, Marinha e Aeronáutica, além da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal.

O pedido de tropas federais para as cidades aguarda homologação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Waldiney Siqueira, o processo já foi encaminhado ao Superior e aguarda julgamento para esta semana, em decisão provavelmente monocrática, estando nas mãos do ministro Napoleão Maia.

“Todos os Municípios e a capital terão policiamento durante o pleito e o pedido de tropas federais é baseado no histórico de violência e tumulto já registrados em eleições passadas nos locais”, explica Waldiney.

Vão receber apoio do Exército, Marinha e Aeronáutica as cidades de Amaturá, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Benjamin Constant, Boca do Acre, Coari, Fonte Boa, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maués, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Izabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé.

Estarão fazendo proteção na eleição suplementar 2.147 policiais militares, 90 policiais civis, 95 da Polícia Federal, 1.890 do Exército Brasileiro, 325 da Marinha e 275 da Aeronáutica.

Urnas

Nos preparativos para o pleito, o TRE-AM segue o cronograma de trabalho com as urnas eletrônicas. No dia 3 de agosto, saem os equipamentos para a Zona Rural de Manaus, e no dia 4 são distribuídas as urnas da capital.

No último sábado, dia 15, foram finalizadas as remessas para o interior do Estado, com o envio de 849 urnas para os Municípios-polo de Manacapuru, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, com transporte rodoviário.

O transporte para os municípios mais distantes teve início no dia 7 de julho. Nos Municípios-polo são realizados os processos de carga (inserção das mídias com as informações dos candidatos e eleitores) e lacre. No dia 23, próximo domingo, as urnas começam a sair dos polos para as cidades de destino.

Capital

No dia 26 de julho tem início a preparação de 3.473 urnas para a capital amazonense. No caso de segundo turno, marcado para 27 de agosto, as urnas seguirão para os locais de votação no dia 24 de agosto, lá permanecendo até o fim do pleito.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *