
Marca da cota para Situação de Emergência foi atingida no dia 28, com o rio Negro em 28,94m. CPRM divulga hoje o terceiro alerta de cheias para a cidade. Foto: Divulgação
Manaus está 2 centímetros acima da cota de Emergência para enchente, tendo atingindo 28,96 metros nesta terça-feira (30). Hoje, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulga o terceiro alerta de cheias para a cidade, com a participação do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e das Defesas Civil do Estado e do Município.
A marca de emergência, de 28,94m, foi alcançada, segundo a medição diária feita no Porto de Manaus, no dia 28. Desde o dia 20 de maio, as águas do rio Negro subiram 13cm. A Defesa Civil do Amazonas colocou Manaus em situação de alerta desde o último dia 12, e a capital é a 33ª cidade do Estado em estado de emergência para a enchente.
A previsão do CPRM, no segundo alerta, é que o rio possa alcançar a marca máxima de 29,85m, a segunda maior cheia histórica nos últimos seis anos. Em 2012, o nível das águas atingiu 29,97 metros. A cota mínima prevista era de 29,05m, podendo variar entre 29,15m e a máxima de 29,85m.
Bairros de Manaus começam a sofrer com inundações a partir dos 29m do rio Negro. No último dia 29, mais duas cidades do interior decretaram Situação de Emergência: Manaquiri e Parintins.
Balanço Enchente 2017
Situação de Emergência (enchente): 33 municípios
Guajará (calha do Juruá), Ipixuna (calha do Juruá), Eirunepé (calha do Juruá), Itamarati (calha do Juruá), Carauari (calha do Juruá), Juruá (calha do Juruá), Canutama (Purus), Benjamin Constant (Alto Solimões), Atalaia do Norte (Alto Solimões), Tapauá (Purus), Tabatinga (calha do Solimões), Tonantins (calha do Solimões), Santo Antônio do Iça (calha do Solimões), Amaturá (calha do Solimões), Anamã (calha do Solimões), Anori (calha do Solimões), Coari (calha do Solimões), Iranduba (calha do Solimões), Manacapuru (calha do Solimões), Caapiranga (calha do Solimões), Itacoatiara (calha do Médio Amazonas), Tefé (calha do Médio Solimões), São Paulo de Olivença (calha do Solimões), Alvarães (calha do Médio Solimões), Boa Vista do Ramos (calha do Baixo Amazonas), Beruri (calha do Purus), Careiro da Várzea (calha do Amazonas), Maraã (calha do Solimões), Urucurituba (calha do Médio Amazonas), Careiro Castanho (calha do Solimões), Manaquiri (calha do Solimões), Parintins (calha do Baixo Amazonas) e Manaus (rio Negro)
Situação de Emergência (deslizamento de terra)
Manacapuru (calha do Baixo Solimões) e Tefé (calha do Médio Solimões)
Situação de Alerta (enchente)
Barreirinha (calha do Baixo Amazonas), Nhamundá (calha do Baixo Amazonas), Urucará (calha do Baixo Amazonas), Maués (calha do Baixo Amazonas), São Sebastião do Uatumã (calha do Baixo Amazonas), Jutaí (calha do Médio Solimões), Fonte Boa (calha do Médio Solimões), Uarini (calha do Médio Solimões), Codajás (calha do Médio Solimões), Autazes (calha do Médio Amazonas), Silves (calha do Médio Amazonas) e Itapiranga (calha do Médio Amazonas)
Situação de Atenção (enchente)
Novo Airão (Negro), Borba (Baixo Madeira) e Nova Olinda do Norte (Baixo Madeira)