24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governador dá ordem para concluir obras viárias interligando zonas Norte e Leste

Publicado em 15 de maio, 2017

Ordem é para concluir trecho que compreende a avenida Timbiras a Santa Etelvina. Foto: Dhyeizo Lemos/Secom

No canteiro de obras da avenida das Flores, o governador do Amazonas, David Almeida, deu ordem de serviço para a conclusão do trecho que compreende a avenida Timbiras a Santa Etelvina, durante visita nesta segunda, 15 de maio. Quando finalizado, o novo eixo viário ligará as zonas Norte e Leste, em 17 km de extensão, diminuindo distâncias, o consumo de combustível e o tempo em trânsito.

“Nós não temos tempo a perder. Vamos dar segmento ao cronograma. Nosso período de administração é curto, mas nós queremos fazer do êxito e da eficiência a marca do nosso governo” enfatiza o governador David Almeida.

Segundo o cronograma, a obra será concluída em setembro. “As obras não só vão melhorar a mobilidade urbana, como também gerarão emprego e renda para a nossa população”, acrescentou.

Obra

Avenida das Flores é o prolongamento da avenida Governador José Lindoso, conhecida como Avenida das Torres e está dividida em quatro trechos. Destes, dois já estão em pleno funcionamento: a avenida das Torres, com 6,2 km, considerado o trecho 1; e os primeiros 6,5 km do trecho 4, ligando a avenida 7 de Maio, no bairro Santa Etelvina, ao KM 19 da rodovia AM-010 (Manaus/Itacoatiara). Com investimento de R$ 244,4 milhões, a avenida das Flores possuirá 11,1 km de extensão mais os 6,2 km da avenida das Torres (considerada como o trecho 1), será o maior corredor de ônibus de Manaus. A avenida das Torres abrange os bairros do Coroado, Aleixo e Cidade Nova I.

Juntas, a avenida das Flores e das Torres terão duas mãos de fluxo com um canteiro central e três faixas para circulação de veículos em cada lado, sendo uma delas em cada via reservada para o corredor exclusivo de ônibus. Ao longo de toda a via serão construídas baias para as paradas de ônibus padronizadas.

Quando estiver em pleno funcionamento, a avenida das Flores será, juntamente com os anéis viários, uma nova alternativa de rota aos veículos que trafegam entre as zonas leste, centro-sul e norte.

O governador também visitou o igarapé da Magalhães Barata, entre Crespo e São Lázaro, zona Sul, onde determinou que o secretário de Obras, Américo Gorayeb inicie estudos, licitação, limpeza e os trabalhos de dragagem para dar fim a problemas de alagações nessa região. Em seguida, David Almeida foi ao Prosamim do Igarapé do Quarenta, na área entre as avenidas Maués e Silves, onde anunciou que, em 45 dias, iniciarão as desapropriações para obras no local.

Mudança no Ipaam

Ainda na manhã desta segunda-feira, o governador David Almeida anunciou que o atual secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Antônio Ademir Stroski, irá acumular a função de diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em substituição à Ana Aleixo. Stroski tem experiência na pasta. Antes de assumir a Sema, em 2015, ele estava à frente do Ipaam.

O governador adiantou que ainda irá realizar mais algumas pequenas mudanças, como na SNPH. “Quando se entra em campo e preciso escalar o time. Busquei nomes baseado no mérito na capacitada e na competência. Eu já conhecia a equipe que estava lá. As mudanças que fiz foram estratégicas para ter acesso a informações e trabalhar com celeridade”, David Almeida.

Veja mais notícias em Destaques

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.