
André Andrade já testou a bike, mas disse que ainda é preciso fazer melhorias no protótipo. Foto: Divulgação
Trocar as ruas das cidades pelas águas do Rio Negro, proporcionando uma experiência inesquecível de contato com a natureza. Com essa ideia na cabeça, o mecânico André Luiz Andrade, de 44 anos, morador de Barcelos, município localizado a 401 km de Manaus, inventou a “Bike Aquat Alas”, uma bicicleta aquática.
Ainda considerada um protótipo, a magrela foi moldada na oficina do “Dr. Pardal de Barcelos”, depois disso, testada no Rio Negro ao atravessar para a Praia Grande, que fica a mais de 1 Km em frente a cidade.
A engenhoca funciona assim: dois blocos de tubo PVC fazem as vezes de flutuadores, nos quais é acoplada a bicicleta. Automaticamente, ao ser pedalada faz girar uma hélice de rabeta. André reconhece que a criação ainda necessita de ajustes para melhorar a velocidade e facilidade de uso. Ele pretende pôr tubo de PVC maiores e colocar uma estrutura para duas pessoas, tornando o veículo mais atrativo.
Mas o sucesso do invento veio logo após o teste. André já chamou a atenção de moradores e ribeirinhos que circulavam pela orla e pela Praia Grande e a bicicleta das águas já tem seus admiradores. Questionado sobre uma possível venda do produto, André diz que após melhorias da “Bike Aquat Alas” pretende comercializar sua invenção como incentivo para a prática de exercícios e lazer.
Barcelos é um paraíso ecológico, com belezas naturais e conhecido pela pesca esportiva dos tucunarés gigantes. A ideia de Andrade é “revolucionar” os passeios pelos rios do Arquipelágo Mariuá. “Pedalar sobre as águas em uma bicicleta aquática é um desafio imperdível e uma experiência surpreendente”, afirma.
André não pretende parar por aí. Ele já tem diversos veículos adaptados para as mais diversas necessidades, incluindo a ajuda na locomoção de pequenos agricultores nas estradas cheia de barro no período das chuvas.
Veja o vídeo da bike:
[KGVID]http://www.portaldomarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Mecânico-de-Barcelos-AM-cria-bicicleta-aquática-para-pedalar-no-Rio-Negro.mp4[/KGVID]
Veja mais notícias em Geral