Jorge Jatahy assume comando da Sefaz no lugar de Afonso Lobo. Delegado Geral da PC-AM muda também

Jorge Jatahy ocupou o posto de Secretário-Executivo de Receita. Foto: Divulgação

O funcionário de carreira do fisco estadual, Jorge Eduardo Jatahy, é o novo secretário de Estado de Fazenda. Ele ocupou o posto de Secretário-Executivo de Receita até junho de 2016 e assume a Sefaz substituindo o economista e auditor fiscal de carreira, Afonso Lobo, que coordenava a Secretaria de Fazenda desde dezembro 2012.

Oficialmente, Afonso Lobo pediu exoneração do cargo para tratar de assuntos de interesse pessoal, mas internamente há queixas de que ele deixava de cumprir ordens diretas do governador José Melo.

A nomeação de Jatahy será publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 23 de janeiro. Auditor fiscal de carreira da Sefaz, Jatahy é formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Amazonas, com especialização em administração pública, e é funcionário de carreira da Sefaz com ampla experiência na área de fiscalização, arrecadação e tributação de impostos municipal, estadual e federal. Ele também atuou na Prefeitura de Manaus e Receita Federal.

Com a nomeação do novo titular, haverá mudanças no comando das secretarias executivas da Sefaz, conforme adiantou Jatahy. Na secretaria-executiva de Receita ficará o ex-secretário de Trabalho, Hisashi Toyoda. Como secretário-executivo do Tesouro, Francisco Arnóbio, e na secretaria-executiva de administração, Dário José Pain. “Vamos aproveitar nosso quadro de profissionais, temos muitos profissionais experientes e que serão fundamentais para fazer frente aos desafios da Sefaz. As mudanças vão acontecer de forma tranquila”, disse Jatahy.

Na Secretaria Executiva de Receita, Jatahy era responsável pela condução das ações fiscais, implantação de sistemas de controle e acompanhamento da arrecadação tributária. Este ano, foi indicado para integrar o Conselho de Recursos Fiscais da Sefaz. A carreira de Jatahy no serviço público começou em 1984, quando ele ingressou na Prefeitura de Manaus atuando como fiscal de postura e Alvará. Na sequência, ele passou para o cargo de Técnico do Tesouro Nacional da Receita Federal. Em 1987, ingressou na Sefaz como agente de arrecadação e, depois disso, atuou por mais de uma década no fisco de Manaus.

De volta à Sefaz, em 2000, Jatahy iniciou a carreira como fazendário na Gerência de Fiscalização de Documentos.  Em 2007, ocupou a Gerência de Acompanhamentos Estratégicos, onde cuidava da Substituição Tributária de Petróleo. Em 2009, passou a ocupar a Gerência de Planejamento da Ação Fiscal. Em 2011, atuou na Gerência de Fiscalização. Ele ocupava a Secretaria Executiva da Receita desde 2012.

Polícia Civil

O governador José Melo também promoveu mudanças no comando da Polícia Civil. Frederico de Souza Marinho Mendes assumiu o cargo de Delegado Geral no lugar de Francisco Sobrinho, que estava no posto desde maio de 2016. Ivo Henrique Moreira Martins, que era delegado titular da Especializada em Homicídios, passa a ser o Delegado Geral Adjunto.

O delegado Frederico de Souza Marinho Mendes é amazonense, tem 54 anos e tem 31 anos de carreira na Polícia Civil. Ele ingressou na Polícia Civil do Amazonas em 1986, por meio de concurso público. Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é pós-graduado em Direito Público e Criminologia. Essa é a segunda vez que Frederico Mendes assume o cargo de delegado geral da Polícia Civil do Estado. A primeira ocasião aconteceu de 2004 a 2005. Ele também acumulou o cargo de delegado geral adjunto no período de 2002 a 2004. Durante quatro anos foi secretário do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e atualmente exercia, pela segunda vez, o cargo de corregedor auxiliar da Polícia Civil.

O delegado Ivo Henrique Moreira Martins é carioca, tem 44 anos e reside em Manaus desde 2011, quando passou a integrar o quadro efetivo da Polícia Civil do Estado, após aprovação em concurso público realizado pela instituição em 2009. Ele é formado em Direito pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro (RJ). Ivo Martins foi titular no 18º e 30º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e atualmente estava no comando da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pedro Paulo disse:

    Já foi tarde…infelizmente o Zé só atrapalhou o nosso Estado, é perceptível a nossa estagnação. A equipe de governo já mudou diversas vezes não há continuidade de nenhum projeto. Isso é muito ruim. Escolhe mal sua equipe.. Já que ele não tem muita noção de gestão é necessário procurar mais técnicos que puxa-saco. Outro que deve sair urgente é o Pedro Elias, gente na susam ninguém consegue se encontrar. O cara não tem noção de nada.

  2. César disse:

    Um governador acertou quando eescolheu um delegado Ivo Martins para delegado geral adjunto, um homem que leva um serviço público com muita responsabilidade, é um servidor dedicado na sua profissão.
    Parabéns delegado Ivo Martins à sua luta em combatê à criminalidade na cidade foi recompensada com sua nomeação pelo ex: senhor governador do Amazonas José Melo.