23/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Colônia de Férias ajuda a combater trabalho infantil

Publicado em 20 de janeiro, 2017

Menores que eram explorados pelos pais ou familiares para pedir dinheiro, vender balas ou fazer malabares nos principais cruzamentos da capital, estão tendo a oportunidade de curtir as férias escolares de uma maneira diferente. A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) realiza até o dia 28 de janeiro, uma colônia de férias, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, para aproveitar o tempo livre das crianças e adolescentes que são atendidos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

“A gente precisa vir ao encontro dessas populações que são menos assistidas. A Semmasdh justifica a sua razão social quando nós vemos oficinas como essa, que atrai a atenção das crianças, despertando nelas o gênio criativo e também a vocação de futuros talentos. Isso nos engrandece e nos motiva”, afirmou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

Somente em 2016, mais de cem crianças foram encontradas fazendo malabares e outras atividades nos semáforos de Manaus. Pelo menos 90% dessas crianças residem no bairro Colônia Antônio Aleixo, mas também são encontradas nos bairros Zumbi e Viver Melhor.

“O objetivo da ação é combater a ociosidade e o trabalho infantil, oferecendo às crianças e adolescentes opções de lazer e entretenimento, por meio da realização de oficinas de música, teatro, skate, patins e outras atividades artísticas durante o período de férias. Está acontecendo em diversos pontos do bairro para que possamos alcançar o maior número de crianças”, declarou a gerente do PETI, Iracilda Nascimento.

C.D, de 14 anos, é um dos participantes. Em pouco tempo aprendeu a tocar flauta e descobriu nas atividades o prazer de ser criança. “Aqui está sendo legal, porque tem muitas crianças que não tem o que fazer e ficam bagunçando por aí, outras trabalhando, jogando bolinha nos sinais. Pelo menos eu não fico mais pela rua”, disse.

Sandro Medeiros, ator e diretor de teatro, é um dos voluntários na colônia de férias. Com mais de 25 anos de atuação, encontrou no teatro de periferia, há 15 anos, a ferramenta necessária para mudar a vida de milhares de pessoas.

“Partimos do princípio da realidade que eles vivem e, através daí, incentivamos que eles contem as suas histórias para que, através dos mecanismos do teatro, a gente consiga fazê-los pensar. A partir dessa mudança de pensamento, viver uma nova história”, destacou Sandro.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.