Explodem novas rebeliões no Ipat e CDPM. Número de mortos sobe para 65 e de fugas chega a 243. Ministro da Justiça vem a Manaus

presos-antes2

Presidiários postaram essa foto em redes sociais, exibindo armas, instantes antes de iniciar a rebelião no Compaj, neste domingo (01/01)

Novas rebeliões explodiram hoje (02/01), à tarde, no sistema penitenciário de Manaus. A primeira foi no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) e a outra no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat). “Estão queimando e quebrando tudo”, disse uma fonte do portal.

Ontem, houve fuga em massa e uma rebelião que terminou com 65 mortos e 243 fugitivos, conforme números atualizados há pouco. Foi o segundo maior massacre da história penitenciária brasileira, só perdendo para o do Carandiru, em 1992, quando 111 presos morreram em ação policial. Desta vez, a matança se deu em confronto das facções criminosas Família do Norte (FDN) e Primeiro Comando da Capital (PCC).

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, anunciou logo cedo que havia liberado R$ 44,7 milhões para o Fundo Penitenciário do Amazonas. E, em seguida, que entrara em contato com o governador José Melo. Há pouco, diante da repercussão internacional do massacre, que está sendo noticiado em todos os grandes veículos de comunicação do planeta, Moraes disse que está embarcando para Manaus.

Chegou a ser anunciado que o líder da FDN, conhecido como Zé Roberto da Compensa, teria fugido no meio da rebelião de ontem. Mas Zé Roberto está em presídio federal e não em Manaus.

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Laurimar Mello disse:

    Isso tudo foi avisado que iria ocorrer, mais esse governo sem moral não acreditou…Tai o resultado…Mirtes, fugas e a insegurança tomando conta do nosso estado….#foramelo

  2. leo disse:

    #fora melo, vai pegar mais esse dinheiro e por no bolso dele…

  3. Carlos lima disse:

    Melo paga o pessoal da saúde das cooperativas os técnicos de enfermagem. …….
    Grana tem paga Melo. ….