
Raquel Farias vai disputar a final da Olimpíada com mais 37 candidatos. Foto.Altemar Alcantara / Semcom
A aluna Raquel Farias Glória, 11, da Escola Municipal Bom Jesus, Comunidade Nova Jerusalém, no Rio Negro, está entre os 38 finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que acontecerá em Brasília, nos dias 12 e 13 de dezembro. A menina concorre ao prêmio na categoria Poema, com o trabalho ‘Minha Casa Azul e Rosa’. Ela esteve entre os 500 semifinalistas que participaram da seleção regional, realizada em Salvador, na Bahia, nos últimos dias 22 e 24 de novembro.
De volta a Manaus, Raquel e o professor Jackson de Morais Oliveiras, que dá aulas na escola há apenas um ano e foi o responsável pela orientação da produção do poema, preparam-se agora para a escolha dos vencedores da categoria. A viagem para Salvador foi a primeira que a menina fez de avião. No evento, a estudante também teve a oportunidade de participar de oficinas de redação e informática.
Tímida, ela falou como se sentiu ao ser escolhida entre tantos concorrentes. “Eu fiquei muito feliz e orgulhosa de mim, por ter chegado até a final. Foi muito bacana ter viajado e participado do concurso”, disse.
O professor, que conduziu as oficinas de produção textual, feitas com base no material pedagógico do programa do Ministério da Educação (MEC), Olimpíadas de Língua Portuguesa Reescrevendo o Futuro, não escondeu a satisfação pela classificação e considera a conquista importante para o incentivo não apenas de Raquel, mas dos demais alunos da zona rural do município. “O que a Raquel fez foi dar voz aos alunos da zona Rural, das áreas ribeirinhas. Isso vai fazer com que os outros alunos acreditem no seu potencial, melhorem a autoestima e sigam em frente nos seus sonhos e objetivos”, explicou.
O poema finalista escrito por Raquel relata a realidade amazônica e conta como é a vida de quem vive em uma comunidade ribeirinha. A estudante usou como inspiração o dia a dia com os avós e os dois irmãos. O pai da aluna, Josias dos Santos Glória, se mostrou orgulhoso do trabalho da filha.
A Olimpíada
A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso nacional de texto, voltado para alunos de escolas públicas de todo o País, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O concurso começou em fevereiro e 1.267 escolas do Amazonas se inscreveram, sendo 297 da rede municipal de Manaus. Em 2016, o tema é “O lugar onde vivo”, que pretende estreitar os vínculos do aluno com a comunidade onde vive e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo, ainda, para o desenvolvimento da cidadania do participante.
Os trabalhos serão julgados por uma comissão que conta com representantes do Ministério da Educação (MEC), Fundação Itaú Social, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das Secretarias de Educação e por docentes de universidades públicas. Eles verificam a autoria dos textos dos alunos, por meio de novas produções textuais, que acontecem ao longo das oficinas regionais.
A participação das escolas municipais na olimpíada é parte do Programa Viajando na Leitura, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que desenvolve ações específicas e mobilizadoras de incentivo à prática de leitura e escrita. A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, parabenizou o trabalho realizado por professores e alunos da rede e destacou o avanço e crescimento dos índices educacionais nas escolas do município. “Um trabalho como esse que a Raquel fez mostra que a gente tem muita coisa boa sendo feita no silêncio da floresta”, ressaltou a secretária.
Veja mais notícias em Geral