A educadora amazonense Martha de Aguiar Falcão, 87 anos, faleceu nesta quinta-feira (08/09), por volta das 8h, no hospital Check up, onde estava internada.
O velório será a partir das 14h, no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), e o enterro às 16h, no Cemitério São João Batista. Ela deixa 6 filhos, 12 netos e 12 bisnetos.
Biografia
Martha Falcão iniciou a vida profissional em 1951. Como professora primária, lecionou gratuitamente por dois anos. Atuou ainda nas escolas Getúlio Vargas, Euclides da Cunha, IEA, Colégio Brasileiro, Colégio Santa Dorotéia e Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Foi diretora da Creche Zezé Pio de Souza onde dedicou parte de sua vida às crianças carentes. Advogados, juízes, engenheiros, médicos, deputados, governadores, prefeitos passaram pelas salas de aula da grande mestra.
Pesquisadora, educadora e cientista, Martha Falcão foi pioneira na luta pela preservação das riquezas da Amazônia. A faculdade, inclusive, nasceu com vocação para a formação de profissionais em áreas do desenvolvimento sustentável do Amazonas, por conta da bandeira defendida por ela.
Foi autora de vários projetos sócio-ambientais como projeto de Estacas de plantas frutíferas; projeto frutíferas; inventário Florestal de Capoeira do Campus Universitário; projeto Floresta de Alimentos; projeto Clube do Futuro Cientista do Martha Falcão, do qual era presidente de honra.
Martha de Aguiar Falcão era graduada em Serviço Social e Química pela Escola de Serviço Social de Manaus e pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras; Mestre em Botânica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).
.
Deixe um comentário