Celebrando antepassados, tradição e fé do povo de Parintins, o Garantido vence o 51º Festival. Veja o quadro de notas

festival-garantido-campeao

O Garantido virou, após perder a primeira noite, empurrado pela galera. Foto: Elcio Farias

O Garantido é o campeão do 51º Festival Folclórico de Parintins. O bumbá teve como tema “Celebração” e enfocou, nas três noites, os antepassados, a tradição e a fé do povo parintinense, obtendo 488,8 pontos, contra 488,5 do Caprichoso.

“Foi uma vitória da superação. A gente lutou muito para fazer um Garantido campeão”, disse o presidente do boi vermelho e branco, Adelson Albuquerque.

O Caprichoso apresentou o tema “Viva Parintins” e ressaltou o folclore, a floresta e o povo da Ilha Tupinambarana. O bumbá venceu justo no item que mais empolgou no Garantido, galera, por 30 a 29,6. E venceu na primeira noite, 209,4 a 209,2, mas, na noites seguintes, sofreu a virada.

Na última noite, ontem, domingo (26/06), foram julgados apenas os itens do chama “bloco A”, apresentador, item 1; levantador de Toadas, item 2; batucada ou marujada, item 3; amo do boi, item 6; boi-bumbá evolução, item 10; toada, letra e música, item 11; e galera, item 19 foram julgados. Mas os dois bumbás entraram com todos os 21 itens de julgamento para não desmotivar a galera, item considerado decisivo.

Foi o primeiro Festival de Parintins organizado pela Prefeitura Municipal, desde que o Governo do Estado assumiu o comando da festa, em 1988, ano de inauguração do Bumbódromo atual. O governador José Melo anunciou, faltando dois meses para o evento, que o Estado abriria mão da organização e não tinha verba para patrociná-la.

“Foi o festival da superação”, disse Adelson Albuquerque, em meio à comemoração. “A gente faz arte e arte é feito mais com a alma que com dinheiro”, atestou o presidente da Comissão de Artes do Garantido, Fred Góes, que retornou ao bumbá depois de brigas políticas que o haviam afastado no ano anterior.

Garantido Campeão (14)

O troféu e o bumbá desfilaram em triunfo pela cidade

A Festa da Vitória, uma tradição dos bumbás, onde o dia da apuração do Festival Folclórico é feriado municipal, começou logo que a vitória ficou assegurada, faltando ainda conhecer as notas do último jurado.

 

Galera

caprichoso-galera-campeaOs leitores do portal ficaram intrigados com a vitória do Caprichoso no item 19, galera. É que nessa disputa, que movimenta os torcedores mais fanáticos, inclusive com torcidas organizadas, não há descarte de notas. O Garantido levou um 9,5, do jurado Marcílio Onofre, na noite do dia 24/06, e o Caprichoso só notas 10, ficando com o troféu.

 

 

 

 

 

 

Veja o quadro de notas:

festival-resultado-24 festival-resultado-25festival-nota-26festival-resultado-geral

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Meu deus Consertem isso, quem ficou com 29.6 foi letra e musica e não na galera deu empate e só vcs olharem a tabela Caprichoso 30, Garantido 30, houve um erro na formula por favor corrijam esse erro!!!

    RESPOSTA
    Caro leitor, não houve erro na tabela oficial de notas.

  2. Emerson disse:

    Também não entendi essa última tabela que coloca a Galera do Garantido com 29,6. O correto seria 30 para cada lado. Com descarte, dá empate, sem descarte, dá Caprichoso. Essa última tabela em preto e branco o resultado está errado. Qual foi a Matemática que usaram nessa tabela?

  3. Emerson disse:

    Já que não há descarte, que coloque a pontuação real, ou seja, 29,5 e não 29,6.