Segunda-feira, 16 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Vitiligo atinge 2% da população manauara e diagnóstico precoce aumenta chances de cura, alertam especialistas

O vitiligo é uma doença crônica, caracterizada por manchas brancas na pele. Estima-se que 2% da população manauara seja atingida pela doença, independente da cor, sexo, alimentação ou classe social. A causa exata ainda permanece desconhecida e, quanto mais precoce o diagnóstico, maior são as chances de cura. Esse foi um dos alertas dos pesquisadores nacionais e internacionais durante o XVI Master Class sobre Vitiligo e Doenças Pigmentares, que aconteceu nesta sexta-feira (10/06), na Fundação Alfredo da Matta (FUAM), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (SUSAM).

Segundo dados da FUAM, ao longo dos últimos cinco anos foram registrados 982 casos de vitiligo que representaram 4% do total de dermatoses prioritárias atendidas na Fundação. Desse total, 465 ocorreram no sexo masculino e 517 no feminino. Em 2015, surgiram 181 casos e, até maio deste ano, 95 pessoas já foram diagnosticadas.

O diretor-presidente da FUAM, Helder Cavalcante, afirma que atualmente existem cerca de mil pacientes recebendo tratamento na Fundação. “A estimativa é que 30 até 40 mil sofram da doença em Manaus, mas como não apresentam sintomas e a lesão não aparece em lugares visíveis, muitas pessoas não imaginam que possuem vitiligo”, comenta.

O Vitiligo não causa dor, nem coceira, não é contagioso e nem traz prejuízo à saúde física. “Entretanto, as lesões costumam acarretar um impacto significativamente na qualidade de vida e na autoestima dos pacientes, sendo necessário também acompanhamento psicológico”, destacou o organizador do evento, o dermatologista amazonense, Sinésio Talhari, que afirmou que através do tratamento é possível controlar a doença e até curar o paciente, fazendo com que as manchas desapareçam totalmente.

Porém, o professor e chefe do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí e vice-presidente da Sociedade Internacional de Dermatologia, Paulo Cunha, alerta que existem várias maneiras de tratar o vitiligo e as diversas modalidades terapêuticas tem diferentes modos de ação. O tratamento deve ser individualizado.

“Por isso, é essencial que, antes de qualquer coisa, o paciente converse com um médico dermatologista para uma avaliação e siga à risca o tratamento para que seja eficaz, além de evitar a automedicação, receitas caseiras e nem se consultar com o Doutor ‘Google’”, acrescentou Talhari. Ele apontou que muitas vezes as informações da internet sobre doenças são não são confiáveis e, por isso, não dispensam a consulta e avaliação do especialista.

Um dos destaques no evento foi a apresentação do geneticista Marcelo Távora Mira, que apontou a hereditariedade como principal fator de risco genético para a suscetibilidade ao vitiligo. Segundo ele, nos Estados Unidos, por exemplo, uma pesquisa mostrou que 20% dos indivíduos com a doença tinham pelo menos um parente de primeiro grau também afetado. Além disso, outros estudos disseram que o risco de um indivíduo com um parente de primeiro grau afetado também desenvolver a doença pode ser de 7 a 12 vezes maior.

Segundo descobertas recentes, o vitiligo compartilha um número interessante de variantes genéticas com outras doenças autoimunes, como a Tireoidite de Hashimoto, Diabetes Mellitus e o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). O especialista explica que isso por um lado sugere que o próprio vitiligo pode ter um componente autoimune importante e talvez uma base molecular comum a todas estas doenças, ou seja, uma vez se entendendo esta base é possível avançar na compreensão de várias doenças ao mesmo tempo.

Veja também

Curto em máquina causa princípio de incêndio em UBS. Atendimentos suspensos nesta segunda Foto: Divulgação Semsa Um princípio de incêndio ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Montenegro localizada na avenida Laguna, bairro Lírio do Vale, zona Oeste de Manaus, no domingo (15). De acordo com o Corpo de Bombeiros, um curto circuito em uma máquina de ...
Já está disponível o 2º lote de restituição do Imposto de Renda nesta segunda-feira Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil A Receita Federal começa a pagar nesta segunda-feira (16) o 2° lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) de 2018. O lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2017. Ao todo, serão pagos R$ 5 bilhões a ...
Pesquisas apontam Amazonino e David na briga pelo Governo do Estado. Veja resultados de Action e 365 Pesquisas apontam Amazonino e David na briga pelo Governo do Amazonas. Aliança do governador com o prefeito Arthur Virgílio é avaliado, embora tenha sinais mais evidentes apenas desde a sexta-feira Duas pesquisas, registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribun...
Homem é morto após tentar furar PM com tesoura Foto: Reprodução Um homem, de 24 anos, morreu ao ser atingido por um tiro no peito neste domingo (15),  na rua Paulo Sarmento, bairro Amazonino Mendes, zona Leste. Segundo a polícia, ele teria reagido a uma abordagem e atacou um policial com uma tesoura. O policial re...
Homem é morto durante troca de tiros com a polícia. Ele havia tentado assaltar três pessoas na Cidad... Com ele, a polícia apreendeu um revólver calibre 38. Foto: Divulgação Um homem, ainda não identificado, morreu na noite de sexta-feira (13) após uma troca de tiros com policiais militares, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. Ele tentou assaltar três pessoas ante...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook