PF-AM cumpre mandados de busca e apreensão no gabinete e na casa da desembargadora Encarnação. Quatro advogados também são alvos

O gabinete da desembargadora Encarnação Salgado, no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e a casa dela estão sendo alvos do cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF), no começo da manhã desta quinta-feira (09/06). As ordens são do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em repercussão da Operação la Muralla, da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM), voltada às organizações criminosas do Estado.

Policiais da PF-AM, em quatro viaturas, aguardam a chegada do corregedor do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, para o cumprimento dos mandados no gabinete de Encarnação. Eles chegaram às 6h à sede do TJAM, na avenida André Araújo, e também ao Fórum Henock Reis.

Há busca e apreensão também para casa e gabinete do juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Luís Carlos Valois, e em escritórios de advogados da área Penal, com acompanhamento da corregedoria da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM). Houve a informação inicial de que oito teriam sido presos, mas o presidente da Ordem, Marco Aurélio Choy, conversou com o superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Marcelo Rezende, que negou as prisões.

A magistrada é citada em várias denúncias, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por assinar Alvarás de Soltura para liberdade de presidiários, principalmente acusados de tráfico de drogas, ligados ao grupo criminoso Família do Norte (FDN), durante os plantões de fim de semana.

Encarnação, conhecida como “Mãezona” pelos criminosos, também é o centro de volumoso dossiê do Ministério Público Estadual do Amazonas (MPE-AM), mostrando a coincidência das solturas e os plantões da magistrada. Foi registrada, em escutas telefônicas que vazaram na imprensa, a frenética captação de recursos nos subterrâneos do crime, segundo a polícia para pagamento de propina pelas solturas.

encarnacao

Federais também chegaram cedo ao Fórum Henock Reis

encarnacao2

As viaturas estacionaram às 6h na frente do TJAM

encarnacao7

Há um esquema de prontidão na sede da PF-AM

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Precisamos combater a criminalidade em todas as camadas sociais.

  2. Luiz Carlos Santos disse:

    Tem fazernuma operaçào é em todos três poderes do Estado.

  3. Gilson Rodrigues disse:

    Parabéns a Polícia Federal! !!!
    É muito estranho bandidos sendo solto depois praticarem vários crimes e que solta ta assumindo também os crimes desses bandidos….