30/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Segundo óbito por H1N1 é confirmado e mais duas pessoas estão com a doença em Manaus

Publicado em 26 de abril, 2016

homero miranda leao

O secretário Homero de Miranda Leão Neto informou que a Semsa investiga mais 32 casos de pessoas com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que foram confirmados quatro casos de H1N1 em Manaus, com dois óbitos. O exame laboratorial da professora RNL, de 42 anos, que faleceu em Manaus na última quinta-feira (21/04), confirmou, nesta terça-feira (26/04), a Influenza A por infecção pelo vírus H1N1. A primeira morte foi em março deste ano, de uma mulher que contraiu a doença no Rio de Janeiro.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, a Semsa investiga mais 32 casos de pessoas com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), provavelmente pelo vírus H1N1.

Além dos quatro casos por H1N1 neste ano, a Semsa confirmou 11 casos por outro tipo de vírus respiratórios – três do vírus Sincisial respiratório e oito de SRAG não especificada.

Homero informou também que o Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) da Semsa reuniu, na manhã desta terça-feira, pais, professores e funcionários da Escola Municipal Ignês de Vasconcelos Dias, com o objetivo de orientá-los sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave. No local trabalhava a professora que faleceu.

O secretário enfatizou que o risco de novas contaminações nesta escola é reduzido, considerando o período de incubação da doença. “A paciente apresentou os primeiros sintomas no dia 16 de abril, e dado o período de incubação do vírus, esse risco é mínimo”.

Entre as medidas para evitar a doença, Homero disse que cuidados básicos de saúde e higiene podem evitar a transmissão do vírus em qualquer ambiente.

Recomendações

 As orientações, citou Homero, é a frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados, evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza, evitar sair de casa em período de transmissão da doença, evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados), adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos,  orientar o afastamento temporário como trabalho e escola até 24 horas e após cessar a febre.

“Estas são as melhores recomendações”, orientou, lembrando que a vacina é a principal medida de prevenção contra a Influenza (gripe), que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

Vacinação

 O secretário alertou para a importância do grupo prioritário se vacinar a partir de sábado (30/04) até o dia 20 de maio na Campanha de Vacinação contra a Influenza. Neste dia, serão montados 962 postos de vacinação em Manaus, onde 4,5 mil profissionais de saúde farão o atendimento da população. Em Manaus, o público alvo para a imunização está estimado em 396.970 pessoas e a meta mínima, determinada pelo Ministério da Saúde, é imunizar 80% desse total.

Além de pessoas com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas (aldeados), as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (como diabéticos, cardiopatas e doenças renais), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico, receita, carteirinhas dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber a vacina.

 

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.