Terça, 17 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Campanha contra gripe terá 962 postos de vacinação em Manaus, neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza no próximo sábado, dia 30, o dia “D” de mobilização da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. Neste dia, serão montados 962 postos de vacinação em Manaus, com 4.500 profissionais de saúde atuando. Em Manaus, o público alvo para a imunização está estimado em 396.970 pessoas e a meta mínima, determinada pelo Ministério da Saúde, é imunizar 80% desse total durante o período da campanha, que será encerrada no dia 20 de maio.

A abertura da campanha será às 8h30, na Unidade Básica de Saúde Gebes Medeiros Filho, na Rua dos Pirarucus, n° 1000, Jorge Teixeira II – próximo ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Helena Walcott.

Além de pessoas com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas (aldeados), as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (como diabéticos, cardiopatas e doenças renais), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar o laudo médico, receita, carteirinhas dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber a vacina.

Após o dia “D”, a Semsa manterá as ações da campanha até o dia 20 de maio nas Unidades de Saúde com sala de vacina. A Semsa tem disponível 400 mil doses de vacina.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, informa que agendamento da vacinação do grupo prioritário impossibilitado de locomoção já está disponível e pode ser realizado pelo telefone 0800-280-8280 até o dia 20 de maio.

“A vacinação dos acamados acontecerá no período de 02 a 30 de maio, depois do agendamento por telefone. A Semsa vai trabalhar para vacinar o máximo possível de pessoas dentro do público alvo prioritário. Assim, vamos garantir uma melhor cobertura vacinal da população, reduzindo os riscos de uma epidemia da doença”, afirma o secretário, acrescentando que em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, a recomendação do Ministério da Saúde é adiar a vacinação até a resolução do quadro.

Gripe

A vacina contra influenza é trivalente constituída por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto, não contêm vírus vivos e não causam a doença. Há contra indicação para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

A cada ano a doença pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas. A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta) ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A principal intervenção preventiva é a vacinação.

 

Veja também

Na festa da Padroeira de Parintins, Braga anuncia que será o relator do orçamento do Ministério das ... “Assim que terminarem as eleições deste ano, volto para o Senado Federal para ser o relator do Orçamento de 2019 do Ministério das Cidades”. A revelação foi feita pelo senador Eduardo Braga, na manhã desta segunda-feira (16/07), durante entrevista a emissoras de rádio em...
Marcelo Amil lança pré-candidatura ao Governo pelo PMN O vereador Chico Preto é pré-candidato ao Senado e Marcelo Amil disputará o Governo do Estado pelo PMN. Foto: Divulgação O advogado Marcelo Amil foi lançado, nesta segunda-feira (16/07), como pré-candidato a governador pelo Partido de Mobilização Nacional (PMN), nas elei...
Amazonino busca alianças, mas sem apetite para governar o círculo limitado derrubará o dominó chinês... Amazonino busca alianças, mas sem apetite para governar ele corre o sério risco de derrubar o dominó chinês que precisa ficar de pé para reelegê-lo O governador Amazonino Mendes sempre se mostrou especialista na "guerra com a espada embainhada". Antes do confronto propri...
Prefeitura de Manaus lança edital para implantação de curso de artes na Zona Leste Foto: Divulgação Está aberto o edital de chamamento público nº 07/2018, da Prefeitura de Manaus, destinado a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em implantar e desenvolver o projeto "Cursos Livres em Artes na Comunidade". O edital foi publicado na edição 43...
Prefeitura inicia ofensiva contra sarampo com vacinação casa a casa em três bairros da zona Leste Com a meta de alcançar mais de 204 mil pessoas, prefeito Arthur Virgílio Neto deu o início da vacinação de casa em casa nas zonas da capital. Fotos: Alex Pazuello/ Semcom Com a meta de alcançar mais de 204 mil pessoas, com a imediata atualização da vacina Tríplice Viral,...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook