Terça, 17 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Ginecologista orienta sobre exames importantes para a saúde da mulher

Na correria do dia-a-dia, divididas muitas vezes entre as responsabilidades do trabalho fora de casa, os cuidados com a família e os estudos, as mulheres acabam deixando de lado os cuidados com a própria saúde. A médica ginecologista Grasiela Leite, que dirige o Instituto da Mulher Dona Lindu – da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) -, reforça a importância da consulta periódica ao médico e ressalta que há exames que devem ser realizados, até de forma preventiva, variando conforme as fases da vida.

“A grande preocupação das mulheres costuma ser com o câncer de colo de útero e de mama, que apresentam altos índices de incidência no país. No entanto, há outros problemas que podem surgir em determinadas faixas etárias e que merecem atenção, quando se trata da saúde feminina”, orienta Grasiela.

Entre os exames mais rotineiros, a médica cita o teste de glicemia (para avaliar o nível de açúcar no sangue), colesterol, triglicerídeos, hemograma e exame de urina. “São exames básicos para a saúde de qualquer pessoa e que ajudam a identificar precocemente, por exemplo, risco de diabetes, hipertensão, infecções, entre outras”.

Grasiela destaca que, a saúde feminina exige cuidados antes mesmo do início da vida sexual. “A vacina contra o HPV, indicado para meninas de 09 a 13 anos, que hoje está disponível na rede pública de saúde, é uma importante medida de prevenção que protege, por exemplo, contra o câncer de colo de útero, associado, na maioria dos casos a infecções pelo vírus HPV”, diz a médica.

Dos 18 a 20 anos, o exame de Papanicolau (também conhecido como preventivo) deve entrar na lista de exames rotineiros para as mulheres.  Além disso, a mulher deve fazer o auto-exame da mama. “O médico também pode solicitar, se achar necessário uma ultrassonografia transvaginal e de mama, que são exames complementares, disse.

A médica frisa que nesta idade a mulher está no período reprodutivo, por isso caso ela não queira engravidar é preciso definir, sempre com a orientação do ginecologista, um método contraceptivo. “O uso da camisinha, alem de  contraceptivo, é essencial em todas as relações sexuais para evitar DSTS”, reforça a ginecologista.

Se houver o desejo de engravidar a mulher deve seguir o pré-natal para o acompanhamento da saúde dela e do bebê. O pré-natal pode ser feito na Unidade Básica de Saúde. O ideal é o mínimo de sete consultas ao obstetra, neste período especial da vida das mulheres.

A partir dos 40 anos, além dos exames de sangue, ultrassom e papanicolau, a mamografia deve fazer parte da rotina uma vez por ano. O exame de densitometria óssea também é indicado a partir desta idade para avaliação da perda óssea . “É indicado que a mulher procure regularmente, também, um cardiologista para avaliar a pressão arterial e um endocrinologista para fazer acompanhamento da tireoide e diabetes, se for o caso”, destacou.

Alguns cuidados com a higiene íntima são essenciais em qualquer idade, segundo a Grasiela Leite. Não deixar calcinha pendurada no boxe do banheiro ou atrás da geladeira; depois do banho de piscina, não permanecer com o biquine molhado por muito tempo; tomar banho logo após a prática do exercício físico estão entre as dicas que podem ajudar a evitar corrimentos e outros problemas.

E importante também a pratica de exercício físico e uma alimentação mais balanceada a base de frutas, verduras e legumes, pois nesse período da vida  na menopausa pois o metabolismo é mais lento e há tendência para engordar nesta fase da vida.

 

Veja também

Na festa da Padroeira de Parintins, Braga anuncia que será o relator do orçamento do Ministério das ... “Assim que terminarem as eleições deste ano, volto para o Senado Federal para ser o relator do Orçamento de 2019 do Ministério das Cidades”. A revelação foi feita pelo senador Eduardo Braga, na manhã desta segunda-feira (16/07), durante entrevista a emissoras de rádio em...
Marcelo Amil lança pré-candidatura ao Governo pelo PMN O vereador Chico Preto é pré-candidato ao Senado e Marcelo Amil disputará o Governo do Estado pelo PMN. Foto: Divulgação O advogado Marcelo Amil foi lançado, nesta segunda-feira (16/07), como pré-candidato a governador pelo Partido de Mobilização Nacional (PMN), nas elei...
Amazonino busca alianças, mas sem apetite para governar o círculo limitado derrubará o dominó chinês... Amazonino busca alianças, mas sem apetite para governar ele corre o sério risco de derrubar o dominó chinês que precisa ficar de pé para reelegê-lo O governador Amazonino Mendes sempre se mostrou especialista na "guerra com a espada embainhada". Antes do confronto propri...
Prefeitura de Manaus lança edital para implantação de curso de artes na Zona Leste Foto: Divulgação Está aberto o edital de chamamento público nº 07/2018, da Prefeitura de Manaus, destinado a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em implantar e desenvolver o projeto "Cursos Livres em Artes na Comunidade". O edital foi publicado na edição 43...
Sexta Alfredo e Pauderney com Amazonino e sábado com Omar. O que houve? E mais o panavueiro das pesq... Sexta Alfredo e Pauderney com Amazonino e sábado com Omar. O que houve? Pauderney (esquerda) e Alfredo (direita) são pré-candidatos a senador e correm atrás de apoios, como o de Silas Câmara (centro) que se definiu por Omar Aziz. Entenda o panavueiro Os deputados federai...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook