Domingo, 22 de julho de 2018

Procon Manaus alerta consumidores para compras em promoções

Em meio à crise econômica brasileira, comerciantes estão realizando promoções e liquidações para movimentar a economia local. Na ocasião, a Ouvidoria  e Proteção ao Consumidor  (Procon Manaus) está orientando a população para ficar atenta aos seus direitos.

Uma das principais atitudes do cliente é exigir a nota fiscal, pois  além de comprovar a garantia, ela assegura o direito na hora de registrar a reclamação nos Órgãos de Defesa do Consumidor e a arrecadação de impostos que auxiliam na construção de escolas, creches, hospitais, etc.

“Primeiramente é direito do consumidor obter a nota fiscal. Posteriormente o consumidor deve se certificar que a mercadoria que ele está adquirindo em promoção não possui nenhum tipo de defeito, pois é comum essas mercadorias serem as famosas ‘ponta de estoque’, ou seja, só há aquela peça. Além de tudo, o consumidor deve perguntar sempre se a loja aceita troca de mercadorias.”, advertiu  o coordenador do Procon Manaus, Alessandro Cohen.

Prazo de troca

O consumidor também deve ficar atento se a loja possui política de troca, como poderá ser feita e qual o prazo da mesma.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 49, versa o direito de arrependimento, caso as compras tenham sido feitas fora do ambiente comercial, ou seja, via telefone ou internet. A desistência do contrato pode ser feita no prazo de 7 dias, a contar da assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.

Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, devem ser devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

Crédito e débito

Outro importante item que o comprador precisa saber é que fixar um preço mais alto para quem paga com cartão de crédito ou débito fere o inciso V do artigo 39 do CDC, que classifica como prática abusiva exigir do consumidor vantagem excessiva. A regra vale para todos os estabelecimentos, inclusive pequenos comércios.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor poderá dirigir-se a sede da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor – Procon Manaus localizada na Rua Afonso Pena, 38 – Centro ou ligar 0800 092 0111.

 

Veja também

Veja os candidatos a presidente definidos nas convenções partidárias PSL lança candidatura de Jair Bolsonaro à presidência da República. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil No primeiro fim de semana de convenções nacionais, os partidos políticos confirmaram cinco candidatos a presidente da República: Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (P...
Edital de Credenciamento do Fundo Manaus Solidária tem 53 organizações sociais aptas O Edital de Credenciamento ajuda a mapear as organizações que desenvolvem trabalhos sociais em Manaus. Foto: Karla Vieira/Divulgação A lista definitiva com os nomes das organizações sociais aptas ao Edital de Credenciamento, do Fundo Manaus Solidária, foi publicada no Diár...
Corpo de turista é encontrado dentro de caverna no AM Foto: Reprodução Após 14 dias de intensas buscas pelo corpo da turista que caiu em caverna depois de tentar tirar uma selfie em local de risco,  na Cachoeira do Santuário, em Presidente Figueiredo,  a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas encontrou o corpo na ...
Mega-Sena acumula e próximo prêmio deve pagar R$ 72 milhões Foto: Reprodução Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.061 da Mega-Sena, realizado sábado (210/07) pela Caixa. Os números sorteados foram: 33 - 36 - 40 - 44 - 45 - 54. O prêmio está estimado para R$ 72 milhões no próximo sor...
Eleições presidenciais já têm quatro candidatos confirmados Ciro Gomes, com a neta no colo, confirmou candidatura a Presidente da República. Foto: Divulgação Nos primeiros três dias de convenções nacionais, quatro candidatos a presidente da República foram confirmados pelos partidos políticos: Ciro Gomes (PDT), Paulo Rabello de C...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook