Ipem-AM fiscaliza 1 milhão de instrumentos e produtos com crescimento de 86% no serviço de cronotacógrafo

ipem marcio

O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, acompanha as operações de fiscalização. Foto: Divulgação

Um total de 985.662 instrumentos e produtos foi fiscalizado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), no Amazonas. Esse foi o resultado do balanço geral das ações do órgão, realizadas em todo o Estado, nas áreas da Metrologia Legal e Qualidade Industrial, referente ao ano de 2015. O Ipem-AM é vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI) e delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que tem como finalidade garantir o consumidor nas relações de comércio.

Foram fiscalizados, na área da Metrologia Legal, 697.695 instrumentos, 942 dos quais reprovados. Dos instrumentos fiscalizados 19.938 foram balanças comerciais, sendo 569 reprovadas. Nas fabricas foram verificadas 2.330 balanças produzidas no Polo Industrial de Manaus (PIM), 208 reprovadas.

O trabalho de verificação técnica também foi feito em 4.223 bicos de bombas medidoras de combustíveis , 126 com erros que poderiam lesar o consumidor.

Os táxis foram surpresa positiva do mutirão do Ipem-AM. De 3.804 taxímetros verificados, apenas um foi reprovado.

No trabalho de fiscalização dos medidores de velocidade, o radar de trânsito ou simplesmente “corujinha”, 25 passaram por minuciosa verificação do órgão e nenhuma irregularidade foi encontrada.

Em relação ao serviço de cronotacógrafo, o instrumento obrigatório que mede a velocidade em carros de serviço, como ônibus, caminhões e microônibus escolar, este cresceu cerca de 86%, desde a implantação de uma WebService. Criada pela Processamento de Dados do Amazonas (Prodam-AM), em parceria com (Inmetro/SURRS), Ipem-AM e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), a plataforma oferece maior segurança aos motoristas e usuários dos veículos de transporte, de condução escolar, transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a 4,536 tonoleladas. Nesse âmbito, o órgão fiscalizou 9.298 e reprovou 46 instrumentos.

O Ipem-AM também atua na área da saúde, fiscalizando os esfigmomanômetros (medidor de pressão arterial) para verificar a confiabilidade dos aparelhos, evitando efeitos nocivos à saúde do paciente. No entanto, os técnicos visitaram as unidades de saúde do Estado, do município e rede privada, fiscalizando 395 esfigmomanômetros, sendo identificados 30 instrumentos irregulares por não estar medindo corretamente.

Para garantir mais segurança e confiabilidade aos usuários que utilizam os instrumentos medidores de energia, produzidos em fábricas, foram fiscalizados 654.720 aparelhos. Ainda em relação às empresas do PIM, o órgão realizou 402 ensaios em balanças, com o objetivo de assegurar o processo produtivo das indústrias, combatendo possíveis erros de medição em suas balanças. Outro item importante que o instituto também realiza é arqueação em tanques, para verificar a capacidade volumétrica de reservatórios (tanques e embarcações), e garantir a transparência na relação de negócio. Na área naval, os técnicos realizaram 98 serviços.

Foram realizados, sempre na área de Metrologia Legal, 1.235 ensaios em hidrômetros residenciais, sendo 247 reprovados. Na relação de consumo, a atividade realizada pelo laboratório de Pré-Medidos – que avalia os produtos embalados na ausência do consumidor, como arroz, feijão, açúcar, farinha, sal, óleo, frios, dentre outros –, os técnicos realizaram 30.196 exames, com 380 exames formais verificando o valor quantitativo dos produtos, dentre outras características.

Já na área da Qualidade Industrial, foram fiscalizados produtos de Conformidade Avaliada, Regulamentados e do Programa Brasileiro de etiquetagem (PBE), num total de 289.449 unidades de produtos, e destes 70 foram reprovados, que correspondem a têxteis, pneus, barras e fios de aço, brinquedos, preservativos, extintores de incêndio, capacetes, mamadeiras, fios e cabos elétricos, disjuntores, interruptores, plugues e tomadas, ar condicionado, berços infantis, dentre outros.

ipem-am

Operação Páscoa fiscalizou os ovos de Páscoa. Foto: Divulgação

Balanço positivo

O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, comemora a fiscalização de 1 milhão de produtos em todo o Estado. “Isso significa que estamos fechando o balanço geral das fiscalizações de forma positiva, garantindo assim a segurança e a confiabilidade de produtos expostos no comércio”, disse. “O apoio e a vontade política do governador José Melo têm sido fundamentais para esse trabalho”, destaca.

O diretor-presidente do órgão destaca conquistas obtidas desde o início da sua gestão, caso da sonhada sede própria do instituto, inaugurada em agosto de 2013, e o moderno Terminal Padrão de Cronotacógrafo e Cargas Perigosas, adquirido em dezembro de 2014, dentre outros. “Também fizemos um trabalho educativo no interior, onde levamos as informações necessárias, por meio de cartilhas e folders, com orientações sobre as fiscalizações e produtos certificados pelo Inmetro. É gratificante perceber que tivemos um retorno de forma positiva. Os índices de irregularidades, que eram de 20%, caíram para 9,83%”, informou.

A otimização dos recursos, além das conquistas já citadas, a redução dos gastos públicos, o investimento em infraestrutura e a valorização dos servidores são conquistas da gestão e tornaram o Ipem-AM referência nacional. Márcio Brito também é representante nacional da Região Norte, eleito por unanimidade, pela segunda vez consecutiva.

Ouvidoria

O Ipem-AM dispõe de um canal direto com a sociedade, para dúvidas, reclamações e/ou denúncias, por meio da Ouvidoria do Ipem-AM: 0800 092 2020, funcionando de segunda a sexta, das 8h às 16h30. Também estão disponíveis para informações o site www.ipem.am.gov.br e as redes sociais Facebook – Ipem Amazonas, Twitter – @ipemamazonas e Instagram – ipemamazonas.

O cronotacógrafo, inspecionado pelo Ipem-AM, garante a segurança dos usuários de transportes de cargas e passageiros, sendo fundamental em processos judiciais

O cronotacógrafo, inspecionado pelo Ipem-AM, garante a segurança dos usuários de transportes de cargas e passageiros, sendo fundamental em processos judiciais

O Terminal Padrao de Cronotacografo e Cargas Perigosas foi construído em terreno doado pela Suframa, com recursos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), ao qual o Immetro está ligado, além do apoio do Governo do Estado, num trabalho de formiguinha do presidente Márcio Brito. A gestão atual é a que mais obteve conquistas, incluindo a sede própria, na infraestrutura do Ipem-AM

O Terminal Padrao de Cronotacografo e Cargas Perigosas foi construído em terreno doado pela Suframa, com recursos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), ao qual o Immetro está ligado, além do apoio do Governo do Estado, num trabalho de formiguinha do presidente Márcio Brito. A gestão atual é a que mais obteve conquistas, incluindo a sede própria, na infraestrutura do Ipem-AM

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *