Acusado de assassinar sargento da PM, cercado, reage a tiros e é morto pela polícia nas matas de Iranduba

O acusado de disparar o tiro que matou o sargento Afonso Camacho Dias, 44, dia 17/07, durante assalto do tipo “saidinha de banco”, no Bradesco do bairro de Educandos, foi encontrado às 23h de ontem (07/08), nas matas da zona rural do Município de Iranduba. Kelvin Gamenha Peixoto foi cercado por policiais e reagiu a tiros, sendo ferido e levado para o hospital Hilda Freire (Iranduba), onde faleceu à 1h10 de hoje (08/08).

Kevin reagiu a tiros, foi baleado, mas sobreviveu duas horas no hospital da Iranduba

Kevin reagiu a tiros, foi baleado, mas sobreviveu duas horas no hospital de Iranduba

Participaram da operação policiais da inteligência da PM (PM2), Companhia de Operações Especiais (COE) e Canil. A inteligência da PM, policiais da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd) e Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) trabalharam todos esses 20 dias para encontrar os responsáveis. A morte do sargento Camacho desencadeou uma onda responsável por 35 assassinatos na cidade, embora nenhum dos mortos, naquela ocasião, fosse acusado de envolvimento no assalto.

A quadrilha também é acusada de envolvimento em outros delitos, mas sua atuação mais comum é o roubo, principalmente saidinha de banco e a estabelecimentos comerciais. “Eles sabiam que se tratava de um PM, mas o crime era de saidinha de banco e eles arriscaram tudo”, disse o delegado Adriano Felix. “Um deles está sendo investigado por outros crimes de latrocínio”, disse Feliz.

A juíza plantonista Eurinete Tribuzy e a juíza da 5ª Vara Criminal, Andrea Jane Silva de Medeiros, expediram os mandados de prisão pelos crimes de latrocínio e organização criminosa.

 

Flagrante

Três dos oito envolvidos no assassinato foram flagrados pela equipe de investigação da Derfd quando tentavam roubar um depósito de loja de eletrodomésticos e eletrônicos, na rua Almir Pedreiras, no bairro Raiz, Zona Sul. O técnico em refrigeração Alex Sandro Santos de Castro, 26, o motorista Carlos Thiago Teixeira da Silva, 26, e o mototaxista Luiz Paulo do Nascimento, 27, foram presos na quinta-feira (05/07), em pontos distintos da cidade.

O grupo, segundo Felix, observou dias antes do crime os saques que o sargento costumava fazer na agência bancária. Na ocasião, Kelvin Gamenha e outro homem, que continua foragido, levaram R$ 60 mil.

O grupo se organizou em três veículos para efetuar a ação: um Gol cinza, de placas JXQ-1846, onde estavam Fabrícia, Alex, Sérgio, Kelvin e o outro infrator, ainda não localizado.

O delegado relatou ainda que, no momento do fato, Luiz Paulo e Thiago estavam em um carro modelo Montana, cor vinho, de placas JXY-9862 e Marcelo conduzia um Etios, cor branca, de placas NOS-3542, dando suporte à ação. Os três veículos chegaram horas antes da entrada do sargento na agência bancária.

“As imagens das câmeras de segurança da agência bancária e do Ciops foram preponderantes para que realizássemos as prisões dos seis indivíduos. Por meio dessas imagens identificamos os veículos utilizados na ação criminosa, que foram todos apreendidos. A partir daí, chegamos a essas pessoas”, disse o delegado.

O delegado geral Orlando Amaral ressaltou a eficiência da investigação na elucidação do caso. “O crime que vitimou o sargento Camacho está totalmente esclarecido pela Derfd, em conjunto com o DRCO, que realizaram um grande trabalho dando resposta ao crime e à sociedade. Já temos informações da localização dos últimos dois envolvidos na ação, e logo iremos efetuar as prisões deles”, declarou Amaral.

 

Outro roubo

O delegado Adriano Felix apresentou também Anderson da Silva Brandão, 34, Éder Ramos Palheta, 28, e Maicon Pereira Xavier, 22, presos em flagrante por volta de 16h do dia 4 de agosto, juntamente com Fabrícia, Marcelo e Sérgio, quando tentavam roubar um depósito da loja do bairro da Raiz. Os três não estavam envolvidos na saidinha de banco em que morreu o sargento Camacho.

Com o grupo, os policiais apreenderam uma pistola 380 e um revólver calibre 38. Anderson, Éder e Maicon, além de Fabrícia, Marcelo e Sérgio, foram autuados pelo crime de roubo majorado tentado.

Ao término dos procedimentos, realizados na sede da Derfd, Alex, Carlos, Luiz Paulo, Marcelo, Sérgio, além de Anderson, Éder e Maicon foram encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, onde ficarão à disposição da Justiça. Fabrícia foi encaminhada ao Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), localizado no quilômetro 8 da BR-174.

Veja a lista de seis dos oito envolvidos no roubo que levou à morte do sargento:

Marcelo Augusto Cabral Santos, 18 anos, o Gordinho – acusado de arquitetar o roubo, com Fabrícia;

Fabrícia Alves da Costa, 26, a Biti, dona de casa – acusada de ser a outra “cabeça” do grupo;

Sérgio Silva de Sales, 34, vulgo Foró – estava com Alexsandro esperando no carro Gol que ficou do lado de fora, esperando a conclusão do assalto para fuga;

Alexsandro Santos de Castro, 26, técnico em refrigeração – também estava no carro Gol, dando cobertura;

Luiz Paulo do Nascimento, 27, mototaxista – participou, com Carlos Thiago, da equipe de apoio, na fuga, utilizando uma picape Montana vermelha e um Toyota Ethios branco;

Carlos Thiago Teixeira da Silva, 26, mototaxista;

Sérgio (esquerda), Marcelo, Luiz Paulo, Fabrícia, Carlos Thiago e Alex Santos

Sérgio (esquerda), Marcelo, Luiz Paulo, Fabrícia, Carlos Thiago e Alex Santos

Armas e celulares apreendidos com o grupo

Armas e celulares apreendidos com o grupo

Os outros três, que estavam tentando assaltar quando foram presos, mas não participaram do assalto que resultou na morte do sargento Camacho

Os outros três, que estavam tentando assaltar quando foram presos, mas não participaram do assalto que resultou na morte do sargento Camacho

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *