Anulação da primeira noite do Festival de Parintins ainda não foi confirmada. Decisão será técnica, diz Robério. Caprichoso divulga nota

Ainda não há decisão sobre o pedido do boi-bumbá Caprichoso para anular o julgamento da primeira noite do 50º Festival Folclórico de Parintins. A agremiação entrou com documento junto à Comissão Organizadora na madrugada de sábado (27), após sua apresentação ter sido realizada durante forte chuva que atingiu a ilha. A festa é promovida e tem patrocínio do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

roberio_braga

O secretário Robério Braga disse que a decisão será técnica e não emocional. Foto: Roberto Carlos/Secom.

Os presidentes dos bois Caprichoso e Garantido, Joilto Azêdo e Adelson Albuquerque, respectivamente, se reuniram com o secretário de Cultura e presidente da Comissão, Robério Braga, para tentar buscar a melhor solução para o festival sobre a possível anulação do resultado da primeira noite. Apesar de ambos concordarem com a suspensão das notas, Braga pediu cautela e tempo para analisar a decisão, que será tomada pelos membros da Comissão.

Para o secretário, a decisão será técnica e não emocional. “”Estamos trabalhando com muita serenidade e muita seriedade como sempre fizemos. A Comissão vai se reunir assim que tivermos todos os documentos técnicos para embasar melhor a decisão, com laudos da engenharia do Bumbódromo, dos Bombeiros e demais agentes de infraestrutura e segurança””, explica.

Para Robério, há questões que estão sendo avaliadas, como a repercussão do procedimento para a anulação. “”Porque se constitui uma jurisprudência e não se pode colocar em risco de não ter decisão no festival, de não ter julgamento””, disse.

A decisão será submetida à Comissão com a maior variedade de dados técnicos e dos engenheiros de segurança para que seja tomada a decisão.

Argumentação

Entre os argumentos apresentados pelo bumbá constam o forte temporal que caiu sobre a cidade durante a apresentação do Azul. No pedido oficial, encaminhado à Comissão, a diretoria do Caprichoso alega prejuízos em razão da falta de iluminação e de uso de alegorias conforme seu cronograma de apresentação, já que o mau tempo não permitiu o uso das mesmas, até por questões de segurança de brincantes na arena, conforme o documento.

Nota de esclarecimento do Caprichoso

No início da noite deste sábado, a Associação Folclórica Boi-Bumbá Caprichoso divulgou a seguinte nota de esclarecimento:

Em respeito aos patrocinadores, torcedores presentes no Bumbódromo, e os milhares de simpatizantes do azul e branco em todo o país, o Caprichoso resolve manter suas apresentações de sábado e domingo, sendo um compromisso firmado com o Festival Folclórico de Parintins, bem como a movimentação da economia da cidade de Parintins.

Reiteramos que sobre a noite de sexta, quando nossa apresentação foi prejudicada por um forte temporal, quando nossos módulos alegóricos não puderam evoluir conforme o planejado, em virtude falhas técnicas de iluminação, e solo encharcado. Para resguardar integridade e manter a segurança de seus colaboradores, o boi Caprichoso não apresentou o último ato (Ritual Indígena), pois seria necessário o uso de energia elétrica nesta alegoria.

Nossa equipe jurídica tomou as devidas providencias de acordo com o que prevê o regulamento oficial do Festival, protocolando em tempo hábil o pedido de anulação do julgamento da noite de sexta junto a Comissão Organizadora do Festival (SEC).

Apesar do pedido ainda está sendo analisado pela Comissão Organizadora, de responsabilidade do Secretário de Cultura do Estado, Robério Braga, o boi Caprichoso através do presidente Joilto Azêdo espera uma decisão coerente, semelhante às ocorridas em anos anteriores em que intempéries da natureza prejudicaram apresentações na arena do Bumbódromo.

JOILTO GOMES DE AZÊDO

Presidente do Boi-Bumbá Caprichoso

 

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amanda disse:

    O próprio secretario de cultura estar deixando a deseja. Pois com uma grande chuva ☔ dessa na primeira noite não cancela como sempre foi feito! Ai sim e uma falta de respeito com os brincantes e públicos, pois p os patrocinadores os bois se apresentaram não como deveria p o boi caprichoso que veio com a chuva. Porque aqui em Manaus tem 8 G.R.E.S escola de samba do grupo especial e qndo aconteceu o mesmo episodio da chuva ☔ forte. As 8 foram campeão. Incrível essa mudança? Agora pq foi com o caprichoso.