09/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Novo banco de talentos facilita acesso de estudantes do Bolsa Universidade ao mercado de trabalho

Publicado em 22 de junho, 2015

Para facilitar o acesso ao mercado do trabalho, os estudantes vinculados ao Programa Bolsa Universidade, da Prefeitura de Manaus, poderão, a partir desta segunda-feira (22/06), cadastrar currículos em uma plataforma digital gratuita. Esses curriculos vão compor o “banco de talentos” que poderá ser consultado por empresas, incluindo as do Polo Industrial de Manaus.

A iniciativa é resultado de parceria entre a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e a empresa CAP – Consultoria e Avaliação Psicológica.

Por meio da plataforma, os bolsistas poderão elaborar currículos que evidenciem competências e qualificações mais procuradas em processos de recrutamento profissional. Com a parceria, a Espi vai passar a aconselhar os estudantes vinculados ao Bolsa Universidade a formatar o currículo por meio do sistema gratuito e, ao mesmo tempo, disponibilizar seu perfil para consulta de empresas. Os estudantes podem cadastrar os currículos pelo endereço www.captartalentos.com

Uma vez cadastrado no banco, os currículos dos estudantes passam a ser categorizados de acordo com os perfis procurados pelas empresas para vagas específicas, segundo explica José Humberto da Silva Filho, da CAP. Com isso, aumentam as chances dos bolsistas serem selecionados para entrevistas de emprego de acordo com suas competências e formação.

“Os currículos serão categorizados através do site e as características identificadas colocam esse profissional na dianteira, em disputa de vaga no mercado de trabalho diante de nosso Polo Industrial de Manaus, que é cada vez mais criterioso no processo de seleção de seus profissionais, nas competências técnicas e comportamentais”, explica José Humberto.

 

Análise de perfil e cursos

O banco de talentos não será aberto a consulta pública, mas será ofertado às empresas atendendo a critérios específicos de perfil profissional buscados pelas empresas. Para a diretora geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, a parceria fortalece ainda mais a proposta original do Núcleo de Empregabilidade e Carreira (NEC), responsável pela parceria. “Ao formar o banco de talentos, trabalharemos a capacitação dos estudantes e o acesso ao emprego fica mais facilitado”, diz.

Luiza Bessa destaca, ainda, que a parceria “fecha um ciclo” importante da proposta do Bolsa Universidade, ao “fazer com que o bolsista tenha acesso ao curso superior, tenha sua formação e ainda tenha acesso ao mercado de trabalho. Esse é um serviço que torna muito mais efetiva a ação do NEC”, diz Luiza. A parceria entre a Espi e a CAP também vai incluir a realização de cursos de capacitação gratuitos aos estudantes.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.