30/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Sorteio para escolha dos jurados do festival será neste sábado

Publicado em 18 de junho, 2015

A Secretaria de Estado da Cultura (SEC) vai realizar às 10h deste sábado (20/06) o sorteio dos Estados de onde serão selecionados os jurados do 50º Festival Folclórico de Parintins, que acontece entre os dias 26 a 28 de junho, no Bumbódromo de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). O sorteio dos jurados acontecerá no Palacete Provincial, que fica na praça Heliodoro Balbi, no Centro.

De acordo com o regulamento do 50º Festival Folclórico de Parintins, serão sorteados nove Estados, sendo que cada agremiação vetará três Estados. Não participarão do sorteio Estados da Região Norte e os que participaram do corpo de jurados de 2014.

Após o sorteio, representantes de cada boi bumbá irão aos Estados sorteados para selecionar os jurados, que deverão ser pessoas de renome nacional, com comprovada atuação nas manifestações folclóricas e culturais brasileiras. Todos deverão retornar ao Amazonas em um prazo máximo de 30 horas antes do início das apresentações.

Não é permitida a atuação de jurados que tenham participado de festivais anteriores e profissionais que exerçam cargos de primeiro e segundo escalão em instituições publicas federais, estaduais e municipais.

O julgamento do 50º Festival Folclórico de Parintins será feito por nove jurados, que serão divididos em três blocos e em três grupos distintos e mistos, sendo: Bloco A: jurados comum / musical. Bloco B: Cênico / Coreográfico e Bloco C: Artístico.

Os jurados deverão chegar ao Bumbódromo no mínimo 45 minutos antes da primeira apresentação e devem permanecer nas cabines até o encerramento dos espetáculos e da votação. A apuração do 50º Festival Folclórico de Parintins vai acontecer às 14h do dia 29 de junho (segunda-feira).

 

Itens a serem julgados no Festival Folclórico de Parintins:

Apresentador
Levantador de Toada
Batucada ou Marujada
Ritual Indígena
Porta Estandarte
Amo do Boi
Sinhazinha da Fazenda
Rainha do Folclore
Cunhã-Poranga
Boi Bumbá (evolução)
Toada (Letra e Música)
Pajé
Tribus Indígenas
Tuxauas
Figura Típica Regional
Alegorias
Lenda Amazônica
Vaqueirada
Galera
Coreografia
Organização do Conjunto Folclórico

 

 

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.