Sábado, 26 de maio de 2018

Arquidiocese de Manaus e Prefeitura fecham parceria para combater febre chikungunya

A Arquidiocese de Manaus e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estabeleceram uma parceria para a execução de um plano de combate à febre chikungunya, que vai informar à população e garantir o controle da doença. Desde outubro de 2014, foram registrados seis casos de febre chikungunya em Manaus,  porém todos de pessoas provenientes de outros países, a maioria da Venezuela.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, ressalta que a parceria com a Arquidiocese de Manaus se soma a diversos esforços da Prefeitura de Manaus para combater a febre chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. “O controle da chikungunya, assim como no caso da dengue, só pode ter resultados positivos com a mobilização de toda a sociedade e com ações intersetoriais, incluindo o poder público, as empresas, escolas e igrejas”, destacou.

dengue

A febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue.

Nesta terça-feira, 3, acontecerá uma mobilização na Igreja Nossa Senhora de Aparecida, no bairro Aparecida, das 8h às 20h, para sensibilizar os fiéis que participam da novena. Durante a ação, profissionais dos Distritos de Saúde Sul, Oeste e Rural realizarão ações educativas apresentando o ciclo evolutivo do mosquito, com jogos educativos e distribuição de folderes informativos. No dia 19 de março, também haverá uma grande mobilização no Centro Cultural Povos da Amazônia para marcar o Dia de São José.

Ainda como parte da programação, a Semsa promoveu, no último sábado, 28 de fevereiro, um simpósio para multiplicadores de informações sobre a prevenção e combate ao Aedes aegypti, reunindo 150 agentes da Pastoral da Saúde.

Doença

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), Angélica Tavares, explica que a febre chikungunya é uma doença causada por um vírus do gênero Alphavirus transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus os principais vetores.

“A população deve ficar alerta aos sinais e sintomas, que são parecidos com os da dengue: febre alta de início repentino (acima de 38,5 graus), dores intensas nas articulações e inchaço, dores de cabeça, dores nos músculos, manchas vermelhas na pele. A maior diferença dos casos de dengue é que nos casos de chikungunya o paciente pode continuar com alguns sintomas durante meses ou até anos”, alertou Angélica Tavares.

Desde o início do alerta para a doença no Brasil, a Semsa vem realizando ações para conter a propagação da chikungunya, com a investigação epidemiológica dos casos suspeitos, realizando os bloqueios mecânicos e químicos do mosquito e ações de educação em saúde. O trabalho é reforçado nas áreas da cidade onde há o registro de casos suspeitos, reduzindo as chances de transmissão da doença.

No Brasil, o Ministério da Saúde já registrou 3.867 casos suspeitos, 2.776 confirmados, sendo 100 casos importados, todos provenientes do exterior. Em Manaus, apenas seis casos foram identificados e a Semsa ainda aguarda o resultado laboratorial de 18 casos suspeitos.

Veja também

Projeto de Orquestras e Bandas da UEA abre 100 vagas para crianças O projeto de Orquestras e Bandas Infantis e Juvenis tem vagas para trompete, flugelhorn, trompa, trombone, bombardino, tuba, percussão e violino. Foto: Divulgação O seu filho gosta de música e quer tocar algum instrumento? O projeto de Orquestras e Bandas Infantis e Juveni...
Prefeito decreta Estado de Emergência em Manaus devido à crise do combustível O prefeito Arthur Neto decretou Estado de Emergência por conta da falta de combustível em Manaus. Foto: Mário Oliveira/Semcom O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, decretou nesta sexta-feira, 25/5, Estado de Emergência por conta da crise de desabastecimento de comb...
De 113 postos de combustível fiscalizados, dois foram autuados por preço abusivo pelo Procon Posto na Rodrigo Otávio foi denunciado e durante fiscalização foi constatado que ocorreu aumento injustificado em R$ 0,20 no preço. Fotos: Divulgação Nas últimas 48 horas, a fiscalização do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) autuou dois ...
OAB remarca segunda fase de Exame de Ordem para 10 de junho. Eleição para desembargador é neste sába... A OAB remarcou a prova da segunda fase do Exame de Ordem para o dia 10 de junho. A Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado e  a Fundação Getúlio Vargas divulgaram nesta sexta-feira (25) o novo cronograma do XXV EOU. A prova foi remarcada para o dia 10 de junho d...
Caminhoneiros prometem abastecer serviços essenciais de segurança, saúde e transporte coletivo, após... Foto: Divulgação Em reunião para minimizar os impactos da paralisação de caminhoneiros no Amazonas, na tarde desta sexta-feira (25), os órgãos do sistema estadual de segurança pública obtiveram de representantes do movimento o compromisso de manter o abastecimento de com...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook