O trânsito ficou bastante congestionado na manhã desta quinta-feira (19/02), na Avenida Constantino Nery, no primeiro dia de proibição de circulação de carros de passeios pela Faixa Azul. Apesar dos avisos, alguns condutores foram pegos de surpresa e multados por invadir a faixa que agora é exclusiva para os ônibus do sistema BRS, táxis com passageiros, transporte escolar e ambulâncias.
O Manaustrans disponibilizou diversos agentes de trânsito ao longo de toda avenida em pontos estratégicos para orientar e fiscalizar se os condutores estavam cumprindo a nova regra. Segundo o presidente do ManausTrans, Paulo Henrique Martins, o sistema BRS tem como intuito melhorar a qualidade do trânsito e incentivar as pessoas a utilizar o transporte público.
No entanto, neste primeiro dia, o trânsito na Constantino Nery deu um “nó”. Muitos condutores reclamaram que a medida piorou, significativamente, o fluxo de veículos, causando demora de até uma hora para percorrer todo o trecho da avenida. Com a via à esquerda ocupada pela Faixa Azul e à direita pelos ônibus convencionais, só restava a faixa do centro para a circulação livre dos veículos.
Martins falou dos ajustes que estão sendo feitos e das regras para circular na faixa esquerda para otimizar o tempo e o fluxo. Serão feitos ajustes no tempo dos semáforos do cruzamento com a Rua João Valério e os veículos que vêm no sentido centro-bairro, que irão virar para acessar o bairro São Jorge, poderão trafegar na esquerda entre a rua Pará e João Valério. Outra medida do Manaustrans para melhorar o fluxo, é a permissão para os ônibus que fazem rotas para o Distrito Industrial circularem na faixa exclusiva.
Um outro ponto que faz com que os trânsito piore com essa nova medida, é que nem todos os ônibus que circulam pela via são adaptados com portas do lado esquerdo com acesso para as paradas que ficam na parte central da avenida. Sendo assim, a maioria dos coletivos que circulam pela direita, cerca de 60%, também estarão proibidos de circular pela faixa azul aumentando a retenção juntamente com os veículos particulares.
Fiscalização
A Prefeitura de Manaus quer reduzir em até 40 minutos o tempo de viagem dos ônibus articulados que trafegam pela avenida Constantino Nery, com o uso exclusivo da faixa azul. A fiscalização e autuação de motoristas que desrespeitam a faixa começaram nesta quinta-feira, 19. Implantada há aproximadamente um ano, pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), a faixa azul passou por um período de testes para que os motoristas se adequassem às novas regras. Mas, a partir de agora, quem infringir a regra será multado. A infração, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerada grave com perda de cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69.
Ao todo, são 68 agentes de trânsito, por turno, atuando na via. Segundo dados da SMTU, pela Constantino Nery trafegam três mil veículos em horário de pico. No transporte coletivo, no mesmo horário, são 22 mil passageiros atendidos. Quinze linhas percorrem a avenida, sendo 10 delas cobertas por ônibus articulados, com portas do lado esquerdo, adaptados para o embarque e desembarque nas plataformas centrais. As demais linhas ainda circulam pela faixa da direita, mas serão substituídos gradativamente.
”A recomendação da SMTU é que esses veículos sejam substituídos pelos adaptados, com a porta do lado esquerdo. Assim que essa frota for trocada, todos os ônibus circularão apenas na faixa exclusiva”, explicou o diretor de Transportes Urbanos da SMTU, Valdir Frazão.
Para quem utiliza o transporte coletivo, a faixa vai diminuir o tempo de viagem. De acordo com o motorista instrutor da empresa Via Verde, Chalim Silva, o tempo de viagem deve diminuir em até 40 minutos.
Na próxima semana, as avenidas Umberto Calderaro e Mário Ypiranga deverão ganhar faixas preferenciais para os ônibus do transporte coletivo.
Empresas
As regras de restrição também valem para as empresas de transporte coletivo. Os ônibus adaptados serão obrigados a usar, exclusivamente, a faixa azul. Fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) estão nas plataformas do sistema BRS (Bus Rapid System) para orientar motoristas de ônibus sobre as regras de circulação das linhas que trafegam por esta via, determinadas pela Prefeitura de Manaus.
A principal determinação é a de que ônibus que fazem embarque e desembarque nas plataformas, somente podem trafegar na faixa azul e os que fazem nos pontos de parada da direita somente poderão trafegar na faixa da direita. Manobras de ultrapassagem ou de mudança de faixa somente são permitidas aos ônibus em casos de necessidade, onde a faixa em que estão autorizados a trafegar esteja obstruída.
Exceção para as linhas 540 e 652, que utilizam a pista da esquerda mas, ao seguirem no sentido Centro/ bairro, precisam ir para a faixa da direita após a plataforma localizada em frente ao Millennium Shopping, para poderem fazer a conversão na avenida Darcy Vargas.
O Manaustrans orienta que se um condutor necessitar entrar na faixa exclusiva para dobrar à esquerda, como o acesso à avenida São Jorge, deverá sinalizar para acessar o corredor e, em seguida, dobrar à esquerda.
Veja mais notícias em Cidade