12/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

General Villas Bôas, ex-comandante do CMA e novo ministro do Exército, promete ênfase na proteção da fronteira no Amazonas

Publicado em 09 de janeiro, 2015

A implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) e o exercício do poder de polícia permitido à força são duas prioridades do novo ministro do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, ex-comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA). Ele foi nomeado quarta-feira (07/01), pela presidente Dilma Rousseff, para suceder o general Enzo Martins Peri.

Hoje (09/01), Villas Bôas concedeu entrevista ao programa “Manhã de Notícias”, da Rede Tiradentes. “Recebi os títulos de cidadão do Amazonas e de Manaus e me considero amazonense”, destacou. “Estou com saudades da terra”, acrescentou.

A posse está marcada para o dia 12/02, às 16h, na sede do Ministério do Exército, em Brasília.

General Villas Bôas, em solenidade no CMA, considera-se amazonense e tem diversas metas a serem executadas pelo Exército no Amazonas

General Villas Bôas, em solenidade no CMA, considera-se amazonense e tem diversas metas a serem executadas pelo Exército no Amazonas

“Vamos adquirir novas aeronaves, embarcações e viaturas para o CMA”, disse, em relação às carências que o comando do CMA revelaram.

A proteção da fronteira é uma necessidade. “A Polícia Federal concluiu que 80% da violência urbana no Brasil é decorrente do narcotráfico e vamos reforçar o combate”, revelou o novo ministro. A faixa de fronteira brasileira no Amazonas, na região do Alto Solimões, abrange o Peru, maior produtor de folha de coca, e a Colômbia, maior industrializador da cocaína.

 

Currículo

Nascido de 07 de novembro de 1951 em Cruz Alta, região central do Rio Grande do Sul, Eduardo Dias Costa Villas Bôas é filho do militar Antônio Villas Bôas.

Ingressou no Exército em 1967 na Escola Preparatória de Cadetes do Exército em Campinas (SP). Atleta de natação e polo aquático, Villas Bôas foi declarado aspirante-a-oficial pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em 1973.

Infante, Villas Bôas tem larga experiência em funções de comando e também de assessoria. Notabilizou-se por sua atuação na região amazônica, onde comandou o 1º Batalhão de Infantaria de Selva, em Manaus, chefiou o Estado-Maior Conjunto do Comando Militar da Amazônia (CMA), órgão do qual se tornou comandante posteriormente.

Villas Bôas foi promovido a general-de-exército em julho de 2011. Em 2014, assumiu a chefia do Comando de Operações Terrestres (Coter) do Exército, sendo um dos responsáveis pelo planejamento de segurança e defesa para a Copa do Mundo Fifa 2014.

Ouça, abaixo, a íntegra da entrevista à Rede Tiradentes:

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.