04/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

José Melo anuncia reforma governamental em janeiro com meta de economizar R$ 700 milhões no custeio do Estado

Publicado em 18 de dezembro, 2014

O governador José Melo disse que as primeiras medidas da reforma governamental começam a ser implementadas nos primeiros dias de janeiro e que a meta é economizar em torno de R$ 700 milhões, anualmente, com gastos no custeio. Ele falou sobre as mudanças em seu próximo governo durante a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos, realizada nesta quinta-feira (18/12), no Colégio Século, no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus.

Ele disse que em janeiro fará alterações na composição do secretariado, no âmbito de primeiro e segundo escalão, e corte de gastos. Já as mudanças na estrutura do governo, que incluem fusão de secretarias e transformação de algumas em departamentos, serão divulgadas de forma gradual e devem ser concluídas em fevereiro, quando o projeto de reestruturação será submetido à aprovação da Assembleia Legislativa do Amazonas.

diplomacao_melo

José Melo recebeu o diploma de governador eleito em solenidade do TRE-AM. Foto: Joel Arthus.

“Não haverá um dia que eu vou anunciar as mudanças. Vou fazer como é do meu estilo, de forma paulatina, com muito cuidado e zelo, sempre olhando aquilo que me comprometi na campanha. Os auxiliares que quiserem ficar comigo terão de ter em mente que o governo se volta para os serviços. Quem estiver disposto a fazer isso está na equipe”, disse.

Além da alteração no organograma de secretarias e órgãos da administração indireta, Melo adiantou que pretende promover ajustes nos critérios de compras e recebimentos e nos cargos comissionados, além da modernização e digitalização de procedimentos e aumento da arrecadação de impostos, sem aumentar a carga tributária, mas com ações para reduzir a sonegação fiscal.

Com a economia de recursos, o governador afirmou que será possível tocar projetos e programas de governo apresentados durante sua campanha à reeleição. Entre eles, o Pronto Especialista, Banco do Povo, Todos pela Vida e a ampliação do Ronda no Bairro.

O governador reeleito do Amazonas afastou qualquer abalo na relação com a presidente Dilma Rousseff. Disse que pretende ampliar as parcerias com o Governo Federal. “A minha relação com o Governo Federal será boa. A presidente Dilma teve uma eleição espetacular aqui no Amazonas. Ela tem luz própria. Como foi eleita pelo povo e, eu também, nós dois temos responsabilidades a cumprir conjuntamente, como estou fazendo com o prefeito Arthur”, disse Melo, ressaltando que a eleição do senador Omar Aziz será fundamental para aprofundar a interlocução com o Governo Federal.

Diplomação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) cumpriu nesta quinta-feira (18/12) a última etapa do processo eleitoral de 2014, com a diplomação dos candidatos eleitos.

Foram diplomados o governador reeleito do Amazonas, José Melo, o vice-governador, Henrique Oliveira, o senador eleito Omar Aziz, 23 deputados estaduais e oito deputados federais.

José Melo chegou ao evento acompanhado da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira, do senador eleito, Omar Aziz, e do vice-governador, Henrique Oliveira. Recebeu das mãos da presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, o diploma de governador, diante de um auditório lotado com mais de 800 convidados, entre autoridades e familiares. “Essa é uma etapa importante em que o Tribunal Regional Eleitoral reconhece a lisura do pleito, de que foi feito de forma correta atentando para a democracia e as leis. Agora me volto ao trabalho de cuidar desse novo governo”, ressaltou o governador.

Eleito em segundo turno com 869.992 votos, Melo é o 47º governador do Amazonas. Foi reconduzido ao cargo com 55,54% dos votos válidos em uma eleição histórica, a primeira disputa em dois turnos no Estado desde a redemocratização do país. O líder político do Amazonas afirmou que planeja fazer um governo com investimentos prioritários na educação, saúde, segurança pública e desenvolvimento do interior, através de projetos como o estímulo à criação de peixe em cativeiro.

O vice-governador eleito, Henrique Oliveira, elogiou a condução do processo eleitoral pelo TRE-AM e disse estar pronto e ansioso para contribuir com o governador José Melo a partir da posse em 1º de janeiro. “É um momento solene do encerramento do processo eleitoral pelo TRE, que foi muito bem conduzido. Agora, é a ansiedade natural de todo o homem público bem intencionado. Eu quero logo que chegue 1º de janeiro para a gente poder contribuir com essa administração que já existe e que está no caminho certo e que vai se reoxigenar a partir da nossa posse”.

diplomacao tre

O TRE-AM diplomou todos os candidatos eleitos no pleito de 2014. Foto: Nathalie Brasil/Agecom.

Omar Aziz fez questão de destacar que vai ao Senado Federal em busca de investimentos para diversas áreas do Estado e para ajudar o Governo e as prefeituras a resolver inúmeros problemas que não foram sanados por falta de verba federal.

Aziz destacou, ainda, que vai cobrar explicações da presidente da Petrobras, Graça Foster, sobre o não investimento da Petrobras na silvinita que o Estado possui, o que poderia trazer mais desenvolvimento e geração de renda através da produção de fertilizantes, porém, na época a presidente disse que não tinha dinheiro para investir no Amazonas.

“Escutando diariamente os problemas que a Petrobras passa, eu fico me lembrando de uma conversa que tive com a Graça Foster, para que fizesse investimentos na silvinita para que pudéssemos produzir fertilizantes. O Brasil importa 98% dos fertilizantes e a gente tem aqui o potássio que é silvinita, e temos o gás. Ela disse para mim que não tinha dinheiro para investir no nosso Estado. Tinha verba para fazer vários aditivos em obras e não tinha dinheiro para investir no Amazonas. Tem coisas que eu como senador tenho como questionar, eu não tenho como executar. Ela vai ter que me dar explicações sobre isso”, finalizou.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.