Todos os eleitores inscritos no Tribunal Regional Eleitoral, inclusive os maiores de 70 anos e menores de 18, que desejam continuar votando, devem procurar o TRE para fazer o recadastramento biométrico que, nada mais é, do que o registro das digitais, para garantir a segurança na identificação do eleitor nas urnas. O recadastro biométrico será feito até abril de 2016, mas quem fizer com antecedência vai evitar filas.
Nesta sexta-feira (05/12), o deputado estadual Marcos Rotta se dirigiu à sede do TRE em Manaus, onde conversou com eleitores e fez o recadastramento.
“Foi rápido, e eu parabenizo o Tribunal Regional Eleitoral pela organização, pela qualidade no serviço prestado, agilidade e, acima de tudo, pela importância desse trabalho do Recadastramento Biométrico. É uma forma que a Justiça Eleitoral Brasileira encontra para assegurar, cada vez mais, a segurança dos pleitos”, afirmou o parlamentar.
A estudante Fátima Sandra (37) foi ao TRE para resolver algumas pendências e aproveitou para fazer o recadastramento.
“Resolvi antecipar e fiz tudo o que estava pendente. Troquei meu título, já fiz a biometria, paguei a multa e, tudo isso, com um atendimento muito rápido. Eu acho importante fazer esse recadastramento e manter meu título em dias, porque preciso votar. O conselho que dou às pessoas que ainda não vieram fazer o recadastro biológico, é que venham logo, enquanto não há muito movimento aqui no TRE”, disse a estudante.
Documentação
Para fazer o Recadastramento Biométrico são necessários alguns documentos originais.
Prazos e Locais de Atendimento
Em Manaus, o Recadastro Biométrico é feito na sede do Tribunal Regional Eleitoral, localizado na Avenida André Araújo, bairro Aleixo. De acordo com o Chefe da Sessão de Atendimento ao Eleitor, Ivan Carneiro, a partir do próximo ano, novos postos de atendimento serão implantados em alguns bairros da capital.
“Quem tem urgência em atualizar o documento já pode comparecer ao TRE pela parte da manhã. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 7 horas da manhã às 13 horas. Em 2015 estaremos instalando postos de atendimento do TRE, a princípio em bairros mais populosos e, com o decorrer do tempo, abriremos mais postos nos demais bairros da capital e em algumas cidades da região metropolitana. Quem não comparecer ao TRE e fazer o Recadastro Biométrico, pode ter o título cancelado”, alertou.
O recadastro biométrico será feito até abril, do ano de 2016. Todos os eleitores devem comparecer para fazer a biometria, caso contrário, com o título cancelado, não poderão efetuar matrículas em instituições de ensino, regularizar CPF, solicitar empréstimos e renovar passaporte.
O deputado Marcos Rotta lembrou que a biometria pode, acima de tudo, evitar possíveis fraudes no processo eleitoral.
“A questão de uma pessoa votar para outra, por exemplo, foi uma questão que eu levantei, inclusive, na conversa que tive hoje com os diretores do TRE, e isso é possível, infelizmente. O Recadastramento Biométrico faz com que se acabe com esses rumores de que uma pessoa vota pela outra, porque nesse caso, é necessário utilizar as digitais, para ter acesso à urna eletrônica. É um fator de segurança para todos os eleitores brasileiros”, disse Rotta, que também voltou a agradecer o atendimento prestado pelos funcionários do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas.
Veja mais notícias em Cidade