A Polícia Civil (PC) do Estado do Amazonas, por meio da “Operação Brasil”, prendeu Juliana Pinheiro Moreira (26 anos), Richard Douglas Hadd Ribeiro (30), Anderson Rafael Ferreira da Silva (24), Francisco Cândido de Oliveira (36), o “Chico Bode”, e apreendeu um adolescente de 17 anos. Todos estariam envolvidos com o tráfico de drogas na zona oeste de Manaus. Com os acusados foram encontrados aproximadamente 1 kg de substâncias entorpecentes com características de cocaína, oxi e skank, três automóveis, sendo um modelo Gran Siena, cor branca, placas OAK 1008, outro modelo Gol, cor vermelha, placas JWY 1660 e um modelo Ford Fiesta, cor preta e placas NOK 9085, além de R$ 7 mil em dinheiro, cinco notebooks, 15 celulares, e duas balanças de precisão.
O trabalho da polícia começou por volta das 15h de terça-feira (18) e se encerrou na manhã, desta quarta-feira (19). Durante a ação foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pelo juiz Francisco Pessoa Almada, da 4ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecente (Vecute). A operação contou com a participação de Policiais Civis lotados nas delegacias da região, sob o comando da Delegada Suely Costa, Titular da 4ª Seccional Oeste.
A primeira pessoa a ser presa foi Juliana, em cumprimento a mandado de prisão, no beco Brasiléia, Rua Brasiléia, bairro Compensa 2. De acordo com a Delegada Suely, a mulher era quem comandava o tráfico de drogas na área e em vários pontos do bairro Compensa. Em seguida os policiais prenderam em flagrante Richard Douglas, em via pública, na rua T6, bairro Compensa 3. Na manhã de hoje (19), as equipes prenderam em uma residência, situada na rua Bom Pastor, bairro Compensa 2, Anderson Rafael e na rua Brasiléia, mesmo bairro, os investigadores prenderam Francisco Cândido. O adolescente de 17 anos também foi apreendido na mesma área, ele seria um dos vendedores de entorpecentes da traficante.
Segundo a Polícia Civil, as investigações iniciaram há quatro meses, atendendo denúncias da comunidade, por meio do número 181 (disque denúncia da Secretaria de Segurança Pública). Juliana era considerada uma das líderes do tráfico de drogas nos bairros da Compensa.
“Esta mulher exercia fortemente o tráfico nesta área da cidade, e após a prisão do marido dela, e da morte de alguns traficantes, ela se fortaleceu. Juliana tem aproximadamente cinco pontos de venda de entorpecentes, ou seja, ela tem o próprio território, além de disputar outras áreas com outros grupos de traficantes. A mulher é temida e impõe terror nos locais que comanda”, ressaltou a Delegada.
De acordo com investigações da Polícia Civil, Francisco Cândido é formado no curso de Direito e já foi estagiário no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). “Nós temos denúncias contra ele há mais de um ano, informando que ele tinha acesso a informações privilegiadas, sobre representações e mandados expedidos. No momento em que cumprimos o mandado de busca e apreensão na casa dele, Francisco ainda tentou se desfazer das drogas jogando-as pela janela”, acrescentou a Delegada.
Richard, Francisco e Anderson foram autuados em flagrante por tráfico de drogas (Artigo 33 da Lei nº 11.343/06). Juliana e os três autuados em flagrante serão encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficarão presos à disposição da Justiça. O adolescente foi encaminhado à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), onde serão realizados os procedimentos cabíveis.
Veja mais notícias em Cidade