Praça dos Remédios é reinaugurada e ganha segurança 24h

Reaberta ao público de Manaus nas primeiras horas desta quinta-feira (02/10) após reforma e revitalização, a nova Praça dos Remédios (oficialmente denominada Torquato Tapajós) já recuperou seu antigo prestígio junto ao público de Manaus que adotou o espaço com um dos novos atrativos e cartões postais da Região Central. A praça é uma das mais antigas da cidade e tem valor histórico para o Estado.

praça dos remedios

O o monumento do Sagrado Coração de Jesus fica no meio da Praça dos Remédios. Fotos: Nathalie Brasil/Agecom

Logo cedo, o empresário José Maria, sua esposa Mirian e a filha Josemirian, moradores do bairro Cidade Nova (Zona Norte), visitavam o local e tiravam fotos.

“Apesar da chuva fizemos questão de prestigiar este projeto, pois a preservação do patrimônio e de toda a história merece nota dez da população, uma vez que volta em definitivo a fazer parte do roteiro cultural e turístico de nossa cidade”, destacou José.

Quem também já aprovou a nova estrutura de urbanização na Praça dos Remédios na manhã de ontem, foi o trio de amigas que trabalha em uma loja próxima e que a partir de agora tem endereço certo nos momentos de folga e também após o expediente.

“Cheguei a ser assaltada aqui antes das obras começarem. É muito bom voltar e ver que é possível melhorar a realidade de nossa cidade com projetos sérios que tem retorno imediato na qualidade de vida da população”, comemorou Natalie Carvalho, ao lado das amigas Karina Alencar e Jéssica Fernandes.

praca dos remedios1

Comerciantes comemoraram a abertura da praça e a segurança 24h.

Nos locais que antes eram ocupados pelo comércio ilegal de produtos piratas, usuários de drogas, bebidas alcóolicas e até mesmo para jogos clandestinos de cartas, hoje é possível ao cidadão e ao turista caminhar em calçamento de calcário português e apreciar o belo e iluminado monumento ao Cristo Rei.

“E pensar que já chegaram a assar frango e peixe nesta praça. Realmente é uma outra realidade pela qual parabenizamos a Secretaria de Cultura”, destacou o aposentado Edson Aguiar, morador do local há mais de 20 anos.

Segurança 24h

A segurança, a exemplo do que já acontece em outras praças e parques sob administração da Secretaria de Estado de Cultura como o Largo de São Sebastião, Praça do Congresso e Parque Jefferson Péres, terá apoio de seguranças privados 24 horas no local.

“Além de toda a importância histórica, cultural, turística e artística, a reabertura da Praça dos Remédios significa o retorno ao convívio social e ao cotidiano de todos os amazonenses de um espaço capaz de oferecer condições plenas de lazer e também de segurança”, destacou o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, ao acrescentar que nos próximos meses o espaço será palco para atrações musicais, teatrais e circenses promovidas gratuitamente pela secretaria.

Comércio

Quem também já se prepara para contabilizar os primeiros frutos da nova Praça dos Remédios são os empresários e comerciantes situados em suas proximidades.

“Sempre tivemos um bom movimento, mas acredito que a partir de agora, muitas pessoas, principalmente mulheres que antes não podiam sequer andar na praça sem serem abordadas por alguma pessoa suspeita, vão começar a frequentar o local”, diz Marilda Alencar, gerente de uma distribuidora de doces e biscoitos do local.

“Preços competitivos já temos e agora, com este incentivo do Governo do Estado na reconstrução da praça e na parte da segurança, tenho certeza que vamos transformar esta área em uma das principais do comércio em Manaus”, avalia o empresário Jailson Judson, proprietário da distribuidora Flor Variedades.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marco disse:

    A Secretaria de Assistência social poderia auxiliar a Secretaria de Cultura (SEC) nas ações com a população de rua que ocupa os logradouros públicos.
    O Teatro Amazonas e o Largo São Sebastião não foram depredados após a reforma de 2004/2005 porque têm segurança privada 24 horas.