Mais de 80% dos camelôs aderem ao projeto Galerias Populares

Mais de 82% dos camelôs aderiram ao projeto Galerias Populares, lançado pela Prefeitura de Manaus para organizar o Centro Histórico e transformar os ambulantes em empreendedores. De um total de 637 camelôs, alvo da primeira etapa do projeto, 528 fizeram o credenciamento no primeiro dia. O credenciamento que retira os camelôs da informalidade e garante a eles uma das vagas nas Galerias Populares, ocorreu, durante toda esta quinta-feira (13), no prédio no cruzamento das Rua 24 de Maio e Joaquim Sarmento, Centro, futuras instalações da Galeria Espírito Santo. O credenciamento continua nesta sexta-feira (14/02). 

Mais de 80% dos camelôs foram fazer o credenciamento no primeiro dia para o projeto Galerias Populares.

Mais de 80% dos camelôs foram fazer o credenciamento no primeiro dia para o projeto Galerias Populares.

Os 637 camelôs têm bancas situadas na Praça da Matriz e avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro. Enquanto as duas galerias e o Shopping T4 que serão construídos pela Prefeitura ficam prontos, os futuros empreendedores serão transferidos para camelódromos provisórios. A realocação das ruas para os provisórios ocorrerá no dia 23 de fevereiro. Enquanto estiverem nesses camelódromos, eles irão receber ajuda de custo no valor de R$ 1 mil mensal. O recebimento está condicionado a participação de cursos como empreendedorismo e atendimento ao cliente que serão ofertados pela Prefeitura. Além do shopping e galerias, o camelô tem a opção de financiamento no valor de R$ 10 mil para abertura de novo negócio fora do logradouro público.

Na primeira etapa, serão transferidos para os camelódromos provisórios da Epaminondas, Floriano Peixoto, Miranda Leão, os 637 camelôs que atuam na praça da Matriz e avenidas Eduardo Ribeiro e Sete Setembro.

Arthur Neto em frente do local onde funcionará uma das galerias populares. Meta do prefeito é transformar os camelôs em empreendedores. Fotos: Arlesson Sicsu/Semcom.

Arthur Neto em frente do local onde funcionará uma das galerias populares. Meta do prefeito é transformar os camelôs em empreendedores. Fotos: Arlesson Sicsu/Semcom.

“Estamos com todo o projeto de requalificação da Matriz pronto, teremos calçadas desobstruídas e recuperadas, além da praça que voltará ao seu projeto original com o relógio se mostrando pujante no canteiro central, entre as duas faixas de via”, completou o secretário municipal do Centro,  Rafael Assayag.

O credenciamento continua nesta sexta-feira (14), das 8h às 17h, no próprio prédio onde funcionará a Galeria Espírito Santo, que terá a capacidade para abrigar 326 microempresários. Já a Galeria dos Remédios, no antigo Posto 7, localizado na avenida Miranda Leão, abrigará mais 361 comerciantes. Nesta última, o prédio anexo também foi desapropriado para servir de local provisório.

O terceiro espaço definitivo será no Jorge Teixeira, zona Leste. O Shopping T4, que ficará em frente ao Terminal de Integração do Jorge Teixeira, abrigará mais 761 camelôs.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. João Valle disse:

    Isso se chama gestão pública e democrática. Parabéns ao nosso prefeito e seus secretários, e parabéns ainda maior, aos camelôs que estavam na informalidade e agora vão ter um novo horizonte como micros empresários, não sendo alvos de chacotas e de exploração de certos comerciantes que só queriam se dar bem. Com isso o Prefeito vai revitalizar o CENTRO da cidade que está agonizando pelo má gestão de administração passadas.
    PARABENS MANAUS.
    AGORA SÓ FALTA REVITALIZAR O PORTO >>>> que está em judice pelo caos ocasionado por administração erradas de certos políticos.