Ônibus começam a utilizar plataformas do BRS neste sábado

A partir deste sábado (08/02), oitos linhas de ônibus, oriundas das zonas Norte e Leste da cidade, passarão a realizar o embarque e desembarque de passageiros nas oito plataformas do sistema BRS (Bus Rapid Service) localizadas na avenida Constantino Nery. Este é o primeiro passo na implantação do sistema que permitirá que os ônibus do transporte coletivo circulem com mais velocidade e assim haja diminuição do tempo de espera nos pontos de parada. As faixas azuis passam a ser exclusivas para ônibus.

Segundo o titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos, SMTU, Pedro Carvalho, a implantação do BRS será feita de forma gradativa para que a população possa se adaptar às mudanças. “Não podemos implantar todo o sistema de uma vez. É preciso dar tempo para observar o funcionamento dele, se é necessário adotar medidas para aprimorá-lo e como a população vai se adaptar”, ressaltou Carvalho.

 Outras vias da cidade também deverão ter faixas exclusivas para a circulação de ônibus coletivo. Ainda neste mês, está previsto o início da sinalização indicando as faixas de circulação dos ônibus nas avenidas Umberto Calderaro (trecho entre Marciano Armond e Valério Botelho), Mário Ypiranga, Getúlio Vargas, Álvaro Maia (Boulevard), Coronel Teixeira. Nestas vias a pista exclusiva para os ônibus será do lado direito.

Como fica o trânsito

O Manaustrans vai orientar os condutores durante os primeiros dias para que as novas regras de circulação sejam adotadas. Veja como fica o trânsito:

• Dentro da faixa delimitada pela cor azul devem circular somente os ônibus do BRS.

• Não será permitida a circulação de outros veículos na área restrita para os coletivos.

• O acesso à esquerda na Constantino Nery para a ponte de São Jorge, nesta fase de obras, será permitido apenas para os coletivos.

• Os demais veículos, para chegar ao bairro de São Jorge, deverão utilizar a alça inferior da Ponte dos Bilhares, retornar à Constantino Nery e, mais a frente, dobrar à direita em direção à avenida São Jorge.

• Também será fechado o canteiro central da Avenida Constantino Nery, na frente do Colégio Literatus. Veículos deverão fazer o retorno na alça da Arena da Amazônia.

• Após a fase de orientação, o Manaustrans vai fiscalizar.

Confira a localização das plataformas e as linhas que as utilizarão a partir deste sábado (8):

Av. Constantino Nery (ordem no sentido Centro/ Bairro)

01 – Estação Olímpico

02 – Estação São Geraldo

03 – Estação Bilhares

04 – Estação Tocantins

05 – Estação Chapada

06 – Estação Pedro Teixeira

07 – Estação Arena

08 – Estação Rodoviária

Linhas que utilizarão as plataformas:

300 – T3 -1 / CENTRO

448 – CIDADE DEUS / T1 / CENTRO

500 – NOVO ISRAEL / T1 / CENTRO

550 – NOVO ISRAEL / T2 / CACH.

560 – T4 / C.DEUS / N. CIDADE / T1 / CENTRO

580 – NOVO ISRAEL / DJ. BATISTA / CENTRO

640 – T4-3 / C.NOVA / T1 / CENTRO

652 – T4 / V-8 / T1/ CENTRO

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. L. Menezes disse:

    Só uma duvida Marcos Santos, o prefeito já falou como as pessoas vão conseguir atravessar essas vias de movimento terrível de veículos, já que as paradas ficam no meio da rua, ou vai continuar como era antes, no salve-se quem puder ??, Na verdade o ser humano sempre é deixado para o 5º plano, sempre é assim !!

  2. Arivan Nunes disse:

    BRS de um lado, carros e motos na faixa central e demais ônibus na faixa da calçada.
    Vai faltar espaço.