Mais de 4 toneladas de alimentos são apreendidas durante fiscalização em hipermercado na Zona Norte

Mais de quatro toneladas de alimentos impróprios para consumo foram apreendidas nesta sexta-feira ( 07/02), em fiscalização da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam).  A fiscalização da CDC-Aleam foi feita no hipermercado DB,  no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, após denúncia e, contou com a parceria do Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa), Procon e da Delegacia do Consumidor (Decon).  

Durante a vistoria, um dos freezers do hipermercado foi retirado porque armazenava os alimentos sem as mínimas condições de higiene. No total, 50 quilos de frango foram encontrados descongelados no maquinário com sangue e ferrugem.

A fiscalização identificou equipamentos sem as mínimas condições de higiene, com sangue e ferrugem.

A fiscalização identificou equipamentos sem as mínimas condições de higiene, com sangue e ferrugem.

“Essa fiscalização foi motivada por uma denúncia que a Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam recebeu esta semana. Nós montamos essa equipe, com a ajuda de órgãos parceiros e encontramos alguns produtos que foram inutilizados. Mais uma vez a Comissão faz um trabalho em defesa dos consumidores, sabedores que somos que a ingestão de produtos alimentícios fora de suas especificações e validade, pode causar sérios danos á saúde humana”, afirmou o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Marcos Rotta (PMDB).

Um dos fiscais do Dvisa informou que o descongelamento dos alimentos pode causar doenças graves. “O armazenamento inadequado causou o descongelamento desses produtos. No momento em que esses frangos são descongelados, a água acumulada pode atrair inúmeras bactérias e causar sérios problemas á saúde dos consumidores. Por esse motivo, mesmo estando dentro do prazo de validade, esses produtos serão apreendidos”, afirmou o fiscal do Dvisa Fabrício Barros.

Além dos frangos, os fiscais também recolheram produtos fora do prazo de validade. Entre eles, iogurtes, bolos prontos, achocolatados e doces de amendoim. Os consumidores ficaram assustados.

“ É difícil saber que em um supermercado grande como este possam ter produtos vencidos nas prateleiras. Eu não tenho o hábito de verificar o prazo de validade em tudo o que compro, porque normalmente estou com pressa, mas a partir dessa fiscalização vou ficar mais atenta”, afirmou a dona de casa Maria Soares(38).

“Esse tipo de fiscalização deveria acontecer sempre. O deputado Marcos Rotta está de parabéns, porque isso faz com que nós possamos ficar mais atentos em relação aos produtos expostos. É um absurdo olhar um freezer como este,  todo sujo e enferrujado. Eu já comprei frango aqui, isso revolta a gente, é falta de respeito com os consumidores” lamentou o vigilante José Ribeiro da Costa (45)

Iogurtes impróprios ao consumo 

Os fiscais da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam), em parceria com os demais órgãos de defesa dos consumidores flagraram, durante a fiscalização, um caminhão com 4 toneladas de iogurte acondicionados em temperatura imprópria. Os fiscais do Dvisa afirmam que os iogurtes deveriam estar armazenados a uma temperatura que varia entre 0 e 10 graus, mas, verificaram, com a ajuda de um termômetro, que o produto estava armazenado a 14 graus.

“ Essa temperatura torna esses iogurtes totalmente impróprios ao consumo. Eles podem estar cheios de bactérias e fazer muito mal a quem os consumir. O que mais preocupa é que o público alvo para esse tipo de alimento é, principalmente, formado por crianças, que têm o organismo ainda mais frágil”, ressaltou Fabrício Barros.

Punições

Os fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária lavraram autos de infração contra o hipermercado DB, do bairro Cidade Nova, e a empresa Fazendinha, responsável pelos iogurtes mal armazenados. Os órgãos de defesa do consumidor vão fazer uma análise nos produtos apreendidos e, posteriormente, os responsáveis devem receber multa com valores ainda não divulgados. Os produtos apreendidos foram levados ao aterro sanitário de Manaus.

“Nós do Departamento de Vigilância Sanitária acompanhamos a retirada desses produtos e também a destruição deles no aterro sanitário, para que possamos ter a certeza de que eles não serão consumidos”, afirmou o fiscal do Dvisa Fabrício Barros.

Ações 

As ações da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas continuam sendo feitas por meio de denúncias. Em 2013 foram 12 mil atendimentos, 205 fiscalizações, aplicação de R$ 512,9 mil em multas (por má prestação de serviços, descumprimento de leis estaduais, como a lei das filas, comercialização de produtos impróprios, etc),  2 ações judiciais,  3 mutirões de atendimento, com cerca de 1500 pessoas beneficiadas, além de  2,5 toneladas de alimentos apreendidos ( impróprios ao consumo).

A coordenadora da CDC-Aleam, Michele Braga, explica a apreensão desta sexta-feira foi mais um trabalho em defesa dos consumidores. Ela diz ainda, que qualquer pessoa pode denunciar ou solicitar apoio da Comissão, mesmo que não queira se identificar.

“As ações acontecem durante o ano inteiro e, é muito simples fazer as denúncias. Basta ligar para o número 3183-44-51 ou nos procurar pela internet, via e-mail [email protected]. Temos uma equipe de profissionais que estão disponíveis a atender todos os consumidores”, afirmou Michele Braga.  

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ricardo disse:

    Marcos,

    Seria uma notícia com utilidade pública se soubéssemos qual seria este hipermercado, para nossa segurança e proteção de nossa vida.

    Existem vários hipermercados na Cidade Nova.

    Hoje eu evito os hipermercados DB Nova Cidade e Cidade Nova, nem sempre possível.
    Quase sempre tenho problemas com produtos comprados por lá, todos dentro das datas de validade, mas ao abrir estavam estragados.
    Carne há tempos não compro mais por lá, está sempre com péssima aparência e cheiro.
    O frango “congelado” de marcas conhecidas apresenta aspecto verde e preto, com muito gelo escondendo o produto, sinal que sofreram vários ciclos de congelamento e descongelamento, inutilizando o produto para consumo.

    Nesta semana tive que jogar várias caixas de leite longa vida comprada uma semana antes no DB NC. O leite estragado estava em embalagens que apresentavam pequenos amassados na embalagem, sinal que foram manuseadas inadequadamente.

    Há cerca de 2 meses foi um molho de tomate que literalmente “explodiu” na minha despensa dois dias após a compra no DB NC.
    O prejuízo foi grande, a explosão sujou o local além de danificar embalagens de outros produtos armazenados lá, que tive que jogar fora.
    Deste enviei todos os dados com fotos para o SAC do fabricante e recebi outra pelo SEDEX, com a explicação que a embalagem do produto pode ter sofrido pequenas avarias permitindo entrada de bactérias. Segundo o fabricante seria manuseio inadequado.

    Recentemente também tive que jogar 4 pizzas congeladas que comprei no DB NC. Mesmo dentro do prazo de validade, estavam pretos de tantos fungos. O pior é que isto só se descobre na hora que se vai abrir a embalagem.

    Sei que é dificil legalmente, mas dê nomes aos bois.

    RESPOSTA
    O leitor tem razão e o erro está corrigido.

    1. Ricardo disse:

      Minhas suspeitas estão confirmadas.

  2. Luiz Roberto disse:

    Voces devem informar o nome do Hipr Mercado a população. A DVISA deveria lacrar o infrator como manda a lei ou será que só acontece com os pequenos comerciantes?

    RESPOSTA
    O leitor tem razão e o erro está corrigido.