24/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Demolido lanche irregular próximo à cadeia pública

Publicado em 04 de setembro, 2013

O “Lanche do Pombo”, localizado na esquina da rua Duque de Caxias com a avenida 7 de Setembro, colado ao gradil da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, foi demolido por determinação do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) e da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), com apoio da Polícia Militar. A operação foi concluída no final da tarde de terça-feira (03/09), com a remoção do entulho gerado pela retirada da lanchonete.

O lanche foi construído colado ao gradil da cadeia pública e utilizada ligações clandestinas de água e luz.

O lanche foi construído colado ao gradil da cadeia pública e utilizada ligações clandestinas de água e luz.

O estabelecimento foi alvo de denúncia ao Disk Ordem em agosto e a própria Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) havia solicitado a remoção do mesmo, localizado irregularmente na calçada, no gradil da penitenciária. A regularização do mobiliário não seria viável por descumprir o artigo 128, inciso V, da Lei 674/02, que trata da distância mínima de 200 metros para instalação de comércios do gênero, de templos, hospitais, casas de saúde, escola, cinema e outros.

O lanche foi demolido e os entulhos foram recolhidos pela Limpeza Pública.

O lanche foi demolido e os entulhos foram recolhidos pela Limpeza Pública.

Por se tratar de área de segurança pública, o Implurb realizou as ações fiscais de notificação, interdição no dia 16, inclusive para demolição voluntária, do início de agosto até o dia 2 de setembro. O proprietário da lanchonete esteve no órgão nos dias 30 de agosto e 2 de setembro, quando recebeu o prazo para demolir o mobiliário em 24 horas.

Como ele não cumpriu a notificação, a fiscalização do Implurb esteve no local e promoveu a demolição administrativa, desobstruindo a calçada e liberando o gradil da penitenciária. A construção mista de madeira e alvenaria, tinha ligação clandestina de água, e havia incluído o poste de iluminação pública no seu interior.

 

Veja mais notícias em Destaques

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.