25/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Justiça do Amazonas tem o 2º jurado do Brasil com deficiência visual

Publicado em 01 de agosto, 2013

Um funcionário público com deficiência visual vai integrar o quadro de jurados do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) neste segundo semestre do ano. Ele é o primeiro da região Norte e o segundo do Brasil. Devido à condição de jurado, o seu nome e imagem não poderá ser divulgado, por questões de segurança, mas ele tem formação em Direito e pós-graduação.

O servidor foi escolhido num universo de quase mil candidatos, que são sorteados para as três Varas do Tribunal do Júri. O juiz titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, Anésio Rocha Pinheiro, consultou a Presidência da instituição para definir a questão.

“Conversei com o presidente do Tribunal, desembargador Ari Moutinho, que autorizou a imediata confecção das cédulas de votação em Braille, para que, em caso de o candidato for sorteado (para compor o Conselho de Sentença de um julgamento), ele poder votar. É um fato inusitado e a Justiça tem a oportunidade de incluir uma pessoa com deficiência visual no seu corpo de jurados. No Amazonas é a primeira vez que isso acontece. Mas, no País, já houve um caso no Rio de Janeiro. Nesse caso, a 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus é a segunda do Brasil a ter um jurado com deficiência visual”, disse o juiz.

O promotor público Edinaldo Aquino de Medeiros afirmou que é uma grande oportunidade de a Justiça promover inclusão social. Segundo ele, o servidor é capacitado e poucos são os jurados com formação em Direito.

“Considero que a inclusão de uma pessoa com deficiência visual é trazer para dentro do Tribunal, parte dessas pessoas que não estavam representadas. Termos uma pessoa no corpo de jurados com deficiência visual é uma vitória e um momento histórico para a 2ª Vara do Tribunal do Júri de Manaus”, afirmou o promotor.

O mais novo jurado tem 45 anos de idade e se formou em Direito no ano 2000, depois fez pós-graduação na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Para ele é uma honra poder participar de um Júri e de Conselho de Sentença e considera um marco no história do Judiciário amazonense.

O Tribunal do Júri possui competência para julgar apenas os chamados crimes dolosos contra a vida. São sete jurados leigos que formam o Conselho de Sentença, responsável pela decisão final do julgamento que é presidido por um juiz togado.

“Um marco para mim. Como pessoa, me sinto feliz e privilegiado por essa oportunidade e, com certeza, muitos ainda virão. Não podemos ficar ausentes desse processo. A pessoa com deficiência visual ou física tem que estar incluída na sociedade. Estou muito feliz”, afirmou o novo jurado.

Na segunda-feira (05), ele estará no Plenário do Fórum Ministro Henoch Reis, quando se iniciam os julgamentos da pauta do segundo semestre de 2013, pela 2ª Vara do Tribunal do Júri. O novo jurado participará de um sorteio entre os selecionados a fim de compor o Conselho de Sentença do julgamento marcado para a segunda-feira.  Tanto a defesa, quanto a acusação, têm direito a descartar três sorteados.

 

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.