A presidente Dilma Rousseff sancionou, quarta-feira (05/06), a quarta universidade federal para o Estado do Pará. O Estado vizinho conta com as universidades Federal do Pará e Federal Rural do Pará, ambas sediadas em Belém; Universidade Federal do Este Paraense, em Santarém; e, agora, terá a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, em Marabá.
O Amazonas, enquanto isso, continua tendo apenas a Universidade Federal do Amazonas. A outra Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado é o Instituto Federal de Tecnologia do Amazonas (Ifam). Na hierarquia das IES, o instituto é o mais básico, vindo a seguir as faculdades, depois os Centros Universitários e finalmente as universidades, com direito a, entre outras coisas, criar cursos e campi apenas comunicando ao Ministério da Educação (MEC). Os amazonenses dispõem apenas da Ufam, Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e Universidade Nilton Lins (Uninilton Lins).
“Os políticos amazonenses não têm prestado a devida atenção ao ensino superior e isso provoca essa defasagem. Os paraenses estão na direção certíssima. O Amazonas é que podia muito bem ter, além da Ufam, na capital, uma universidade federal para o Alto Solimões, em Tabatinga, outra para o Baixo Amazonas, em Parintins, e uma terceira no Sul do Amazonas, que poderia ser em Humaitá. Falta mobilização”, disse uma fonte do blog.
Veja mais notícias em Destaques