20/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

TSE vota pedido de aumento de vagas do Amazonas na Câmara Federal

Publicado em 18 de março, 2013

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode votar, nesta terça-feira (19.03), o pedido de aumento da bancada federal do Amazonas, na Câmara dos Deputados. A relatora da petição no TSE,  ministra Nancy Andrighi, já tem o seu parecer pronto e ele pode ser colocado na pauta de votação a partir das 17h (Brasília). Até o início da tarde desta segunda (18), o site do TSE não registrava a entrada do processo na pauta, mas há chances de ele ser levado para o pleno nesta terça ou, o mais tardar, na próxima quinta-feira (21.03).

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), Josué Neto (PSD), acompanha o julgamento em Brasília. Ele se reuniu na manhã de hoje (18.03) com as advogadas que defendem a petição do Amazonas, Maria Benigno e Gabriela Rollemberg, no escritório de ambas em Brasília, para discutir os detalhes técnico-jurídicos do processo. “Nesse tipo de processo fazemos um memorial (argumentação) e aguardamos o julgamento”, explicou a advogada Maria Benigno, “e nossa expectativa é que o voto da ministra seja favorável ao Amazonas já que, em uma situação anterior, o voto dela foi de aprovação. Então esperamos que ela mantenha o mesmo entendimento”, completou.

Além da expectativa da decisão judicial, o deputado Josué Neto trabalha com a formação de uma frente política em torno dessa questão. O presidente está articulando com deputados federais e senadores do Amazonas e do PSD, seu partido, um movimento conjunto pela defesa do aumento das bancadas também de outros Estados. “Se o Amazonas tiver seu pedido aprovado, isso vai mexer com outras bancadas do Norte e Nordeste”, apontou Neto, “então precisamos organizar um bloco harmônico para que não haja resistência política e, se aprovada a petição, todos possam ser beneficiados da mesma maneira”, completou. A bancada de Pernambuco, por exemplo, que é liderada pelo deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PSC), teve reunião com a ministra Nancy na terça-feira (12) levando uma proposta de aumento do número de deputados na Câmara, para não prejudicar o seu Estado.

Josué Neto destaca que, nesse embate, o foco é fortalecer o Amazonas com uma bancada representativa no Congresso Nacional. “Quanto maior o número de parlamentares, maior o poder do Amazonas para defender seus interesses”, disse Neto.

A petição movida pela Aleam junto ao TSE busca a redistribuição das cadeiras na Câmara Federal, uma vez que estados menos populosos que o Amazonas possuem mais vagas de deputados federais, enquanto o Amazonas possui menos vagas do que determina o artigo 45 da Constituição Federal. Na briga por mais vagas estão o Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Se houver a correção, perderão vagas Pernambuco, Piauí e Alagoas

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.