23/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Arthur Neto recebe título de cidadão de Borba, aprovado por unanimidade pelos vereadores do município

Publicado em 14 de dezembro, 2012

O prefeito eleito de Manaus Arthur Virgílio Neto, recebeu o título de cidadão borbense, nesta sexta-feira (14.12), na Câmara Municipal de Borba. O título foi concedido por unanimidade pelos vereadores em agradecimento aos serviços prestados por ele ao município quando exercia cargos no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado). “Este título tem um valor sentimental muito grande”, disse Arthur, agradecendo a homenagem e lembrando que ela foi aprovada pela Câmara de Borba quando ele vivia “um momento político desvantajoso”.

Arthur lembrou que a homenagem feita pela Câmara Municipal de Borba foi aprovada durante o seu ‘exílio’ em Portugal, em um ‘momento político desvantajoso’

A proposta de conceder o título de cidadão de Borba ao prefeito eleito de Manaus é de autoria dos vereadores Antônio Maia Cidade, o Toinho Cidade, e Alcemir Dias, e foi aprovada em abril deste ano, quando Arthur ainda vivia o “exílio político” em Portugual, sem mandato, e sequer cogitava disputar a prefeitura de Manaus. “Isso muda as feições porque revela sinceridade no reconhecimento e muita coragem”, disse Arthur. O título foi concedido por meio do decreto legislativo 330/2012.

Na chegada à cidade, Arthur foi recebido por políticos locais e muitos populares acompanharam a comitiva de carro e de motocicleta. Nas ruas, muitas pessoas aguardavam Arthur passar para acenar e aplaudir.

Além da concessão do título de cidadão borbense a Arthur, a sessão solene de hoje marcou o fim do ano legislativo e a despedida de cinco dos nove vereadores que não conseguiram se reeleger. Na mesma solenidade foi concedido o título de cidadã benemérita de Borba à professora Maria Aparecida Pantoja.

Os vereadores Alcemir Dias e Toinho Cidade justificaram o título concedido a Arthur: “estamos alegres por estar aqui reunidos para fazer o que é de direito”, disse Dias, relembrando a trajetória política de Arthur e o vínculo político e afetivo que ele mantém com a cidade.  “Borba se orgulha de tê-lo como cidadão”, disse Toinho Cidade, relembrando que na eleição para o governo do Estado, em 86, Borba consagrou Arthur nas urnas. Os dois vereadores fizeram uma retrospectiva da trajetória política de Arthur e destacaram ações de relevância para o município como a implantação do polo do Incra, no município, que vem contribuindo para a melhoria de vida do trabalhador rural no município.

O prefeito eleito de Manaus  recebeu o título e garantiu que estará em Borba no dia 13 de junho – a festa do padroeiro, Santo Antônio – não mais como visitando, mas como cidadão borbense.

Participaram das homenagens, no auditório Wilson Simões, todos os vereadores do município (Simão Peixoto, Iolanda Maués, Nicéia, Alcemir Dias, José Pedro Graça, Toinho Cidade, Elias Vieira, Elizabeth Souza e Luiz Carlos Batista), o prefeito em exercício Edivar de Souza, o prefeito eleito José Maia, o Bahia, representantes do Judiciário, autoridades militares, empresários de Manaus e políticos de municípios próximos.

Projeto social

Antes de deixar o município de Borba, no início da tarde, o prefeito eleito de Manaus Arthur Virgílio Neto foi levado pelo prefeito eleito de Borba, Bahia, ao projeto social Prato Cheio. Lá há uma granja cujos ovos são distribuídos às famílias carentes do município. Um ovo para cada integrante da família, de segunda a sábado. Os critérios para atendimento são semelhantes aos do programa Bolsa Família. De acordo com Bahia, o projeto existe desde 2006 e hoje atende mais de 1.600 famílias, fornecendo proteína à alimentação das mesmas.

 

Veja mais notícias em Destaques

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.