O cantor, compositor e maestro Adelson Santos, professor da Universidade Federal do Amazonas e autor da antológica música “Não mate a mata”, está chegando às bancas com o livro “Música, Profissão de Risco: A dialética de uma visagem estética no reino da clorofila”. É uma coletânea de matérias publicadas na imprensa e suas opiniões, sem qualquer concessão, sobre a cena cultural amazonense.
O livro será lançado dia 30 de novembro, às 18h, no Centro de Artes da Ufam (Caua), e dia 4 de dezembro, às 11h, na Assembleia Legislativa do Amazonas. Adelson receberá, dos deputados estaduais, uma homenagem especial pelos 50 anos de carreira.
O livro faz uma caminhada pela sua trajetória na música e questiona o viver da arte e, através do seu olhar, conta o que aconteceu e o que acontece no “reino da clorofila”. A publicação relata um momento seu vivido, no Rio de Janeiro, quando o autor passou por aprimoramento musical e preenche um espaço vazio na bibliografia artística local. “É um documento de um período bastante extenso da história musical amazônica e leva a uma reflexão sobre a música, o artista e a vida do artista”, diz.
Adelson Santos é compositor de músicas como “Não Mate a Mata,” Dessana Dessana”, “Sonhos de voar”, “Baião Fluvial” e “Não Mate a Mata”, a mais conhecida dos amazonenses. “Se recebesse os direitos autorais dessa canção estaria bem na fita, porque há mais de quatro décadas essa obra vem sendo cantada e decantada em todo o Amazonas”, acrescenta.
Sobre o autor
Adelson Santos nasceu em Manaus, a 26 de junho de 1945. É formado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas, com especialização em Educação Musical no conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro e em Arte-Multimídia na Universidade Federal do Amazonas. É Professor de Música da Universidade Federal do Amazonas e da Universidade do Estado do Amazonas. Músico dos mais destacados de sua geração tem diversos discos e CDs produzidos. Idealizador e regente de vários grupos e orquestras (Violões do Amazonas e Vozes da Ufam) é autor dos livros Método de violão para ritmo e harmonia. Método de violão para solo, A arte da harmonia, Composição e arranjo – princípios básicos, Partituras com composição e arranjos para orquestra de quatro violões.
Clique aqui e ouça a íntegra da entrevista de Adelson Santos à rádio CBN Manaus.
Veja mais notícias em Destaques