IV Fórum de Líderes da ABRH-AM – educar é preciso

Após 12 anos de criação e trabalho voluntário na ABRH-AM (Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Amazonas) e ao realizarmos um dos programas, que foi a IV Edição do Forum de Líderes, antigo Fórum de Presidentes, onde são convidados os “ Números 1” das empresas públicas, privadas, comércio e entidades representativas no Estado do Amazonas e na Cidade de Manaus, sentimos uma grata satisfação e uma imensa emoção ao proporcionarmos um espaço de debates e discussão de idéias, problemas e soluções sobre a questão básica do ser humano, que é a Educação.

O evento sonhado e idealizado pelas diretorias, com a presidente  Elaine Jinkings e pelos presidentes dos Conselhos Maurício Loureiro e Ulisses Tapajós, concretizou-se com a presença das lideranças empresariais, acadêmicas e  teve como insumo e subsídio para discussão os números, as estatísticas, desafios e oportunidades, apresentadas pelo superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, na palestra de abertura.

Conforme programado, o IV Forum de Líderes tinha como objetivo maior provocar, incomodar e instigar todos os presentes a pensarem de forma coletiva soluções para a grande dificuldade que existe sobre a oferta de mão de obra qualificada, para atender às demandas das empresas e das novas áreas de negócios já mapeados, que dizem respeito ao Pólo Naval, Gás e Petróleo, Biocosméticos e outras fontes de riquezas que existem em nosso Estado.

Como disse Maurício Loureiro, o presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-AM, que, ao final,  resumiu o evento com um slide onde todos são responsáveis em trabalhar, batalhar e lutar pelo desenvolvimento de nossa cidade, tanto os que são manauaras de nascença quanto os manauaras adotados. Uma Carta Compromisso foi elaborada e será a bússola das futuras discussões e realizações. O que ficou claro no Forum é que muito já foi feito, ao longo de 45 anos do PIM, mas muito ainda será necessário para chegarmos ao padrão de excelência, de competividade e de novas competências para alcançarmos novo patamar de crescimento economico, social, intelectual, ambiental e humano de nosso Estado. A grande questão é que, num mundo movido pelo conhecimento, tecnologia, inovação, evoluir é necessário, sem perder a essência e a inteligência do talento humano como agente de transformação.

A ABRH-AM está cumprindo sua missão de disseminar o conhecimento no mundo do trabalho e alavancar  a consciência coletiva da responsabilidade conjunta da Educação e na construção de um mundo melhor. No entanto, isso é só o início de uma grande obra sonhada por todos, refletida na mensagem do senhor Maurício Loureiro, quando diz que “tal iniciativa demonstra claramente a maturidade da ABRH-AM e de sua competência executiva na realização de eventos como este e outros ao longo dos últimos anos. Orgulhar-se de um filho que cresce e é bem sucedido é o desejo de todos os pais e de todo País (grifo meu), porém, fazê-lo notório perante a sociedade é a plenitude da realização”!.

Parabéns a toda a Diretoria da ABRH-AM, na pessoa da sua presidente, Elaine Jinkings, e de todos os conselheiros, associados, líderes, colaboradores e amigos que entendem que  só  através da causa do desenvolvimento de gestão de pessoas é possível fazer as mudanças que queremos ver acontecer. Novos desafios, novos projetos, novos modelos, novos estilos, novas demandas, novas ações virão e a ABRH-AM se fará presente, fazendo seu papel e ocupando seu espaço na árdua mas profícua missão da gestão de pessoas, pois temos ciência e consciência que o desenvolvimento passa obrigatoriamente pelas pessoas.

A  ABRH-AM agradece ao nosso mediador, Marcos Santos, que deu o tom do debate e nos brindou com sua presença magnânima.

Educar é Preciso. Comprometer-se é mais que preciso.

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova Nogueira é advogada e assistente social, com MBA em Gestão de Pessoas (FGV-ISA...

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *