O que realmente importa? Vivendo os hábitos de forma eficaz

Algumas reflexões  são requeridas depois de uma certa vivência, seja porque  alcançamos um certo grau de maturidade, seja porque nossos objetivos, valores e metas estão bem definidos ou mesmo quando nos despreendemos daquilo que não consideramos essencial.

A Antroposofia, o estudo do ser humano integral, nos ajuda a entender melhor essas reflexões, a partir  de estágios da consciência humana e que muitas vezes não percebemos, não captamos, não aproveitamos e não desenvolvemos de maneira intensa esses estágios, senão vejamos:

• consciência imaginativa: imaginação define a capacidade de enxergar o invisível pelo fortalecimento do pensar;

• consciência inspirativa: inspiração define a capacidade de ouvir o inaudível pelo fortalecimento do sentir;

• consciência intuitiva: intuição define a capacidade de saber fazer o certo por meio do fortalecimento do querer.

Nesses estágios da Antroposofia, a cada sete anos sofremos mudanças  em nosso comportamento, nosso físico, nossa vocação.  Fatos marcantes destacam-se em cada setênio, que nos faz compreender melhor o desenvolvimento integral do ser humano e sua trajetória na vida.

O que mais me encanta nesse estudo são as fases mais adultas, aquelas compreendidas a partir dos 49 anos até aos 80 anos, que são fases chamadas de intuitivas, inspiradoras, autenticas, sábias  e altruístas. Demonstrando claramente que o tempo  traz o amadurecimento e torna a visão mais holística. Temos clareza, firmeza e certeza do que queremos e do que podemos ser, ter, sentir e agir.  Temos a beleza da escolha.

Nesse contexto, não posso deixar de citar e falar de Stephen Covey, o Mestre dos Hábitos, que nos ensinou Os 7 Hábitos para as Pessoas, Famílias, Adolescentes e Crianças  Altamente Eficazes, reforçando a tese de que devemos sempre  vivermos embasados em princípios, valores e hábitos.

Os 7 Hábitos começam  com a Proatividade:

1 – Seja Proativo, antecipe e anteveja problemas e soluções.  As pessoas proativas são agentes de mudança e fazem suas próprias escolhas. Têm liberdade, iniciativa e escolhem baseadas em principios e valores.

O Hábito 2 – sugere que você Comece com um Objetivo em Mente. Um plano básico, um projeto mínimo facilitam moldar o futuro com os objetivos que são realmente importantes.

O Hábito 3 –  fala de fazer Primeiro as Primeiras Coisas.  Iniciar com o que é mais importante. Ter prioridade  é valorizar as coisas essenciais.

O Hábito 4 – recomenda Pensar Ganha/Ganha. O mundo é abundante de oportunidades e possibilidades. Todos podem ser beneficiados e respeitados conforme seus princípios.

O Hábito 5 – sugere que é preciso Primeiro compreender para depois ser compreendido. Esse é a verdadeiro sentido da comunicação e do relacionamento.

O Hábito 6 – instiga a Sinergia. Criar a sinergia é buscar uma terceira via através da cooperação criativa. É fruto do respeito e da valorização das diferenças individuais.

O Hábito 7 – é um dos mais profundos, que nos fala sobre Afinar o Instrumento, que exige uma renovação para que nossa capacidade de eficácia seja potencializada e melhorada a cada momento.

Alguns Hábitos possuem dependência, outros independência e outros ainda possuem interdependência. Ficando claro, que não existem de forma isolada ou os seus efeitos devem ser colhidos em conjunto. Pensando nisso, o próprio Stephen Covey sentiu a necessidade de desenvolver o 8º  Hábito, que diz respeito a Confiança e integra todos os demais Hábitos numa base sólida e efetiva.

No dia a dia, tenho  os Hábitos como ferramenta de gestão e de avaliação pessoal. Conheci o Mestre Stephen Covey que, com sua sabedoria, sabia sempre indicar o caminho, com sua bússola e seus hábitos. Sua partida nos entristece, ao mesmo tempo que fica a certeza que seus ensinamentos, exemplos e pensamentos serão eternizados, através de seu filho e de seus milhares de admiradores espalhados no mundo.

Para concluir essa singela homenagem uma mensagem que reflete todo o pensar e viver do Mestre Stephen Covey:

“Plante um pensamento, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino.”

Em se plantando tudo dá….

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova Nogueira é advogada e assistente social, com MBA em Gestão de Pessoas (FGV-ISA...

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Wilkens de Figueiredo disse:

    Minha guru, senhemos com o dia em que o homem concientimente, imagine um mundo onde todos se inspirem com textos como os seus para que intuitivamente construam um ambiente social adequado para o comvivio e sem as mazelas da modernidade.
    parabens por mais este artigo.